24 de Março – Dia Mundial da Tuberculose: A população negra são os 3 milhões

Por Emanuelle Goes*

10151634_4008410504898_1106086620_a  Alcançar três milhões é o Slogan da campanha articulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Tuberculose. A tuberculose é uma doença curável que, em 2012, havia uma estimativa de 8,6 milhões de novos casos 1,3 milhões de pessoas morreram de tuberculose.

O slogan alerta para denunciar, que dos 9 milhões de pessoas por ano que ficam doentes com TB, um terço deles são “perdidas” por sistemas de saúde. Muitos desses 3 milhões de pessoas vivem em comunidades mais pobres do mundo, mais vulneráveis ​​ou estão entre as populações marginalizadas como os trabalhadores migrantes, refugiados e pessoas deslocadas internamente, os presos, os povos indígenas, as minorias étnicas e os usuários de drogas.

Doença negligenciada que atinge a população negra

Considerada uma das Doenças Negligenciada¹ do Brasil a tuberculose em 2012, teve no Brasil  71.950 casos novos, neste mesmo ano foi notificado casos em 6.683 pessoas do sistema prisional. É necessário destacar que a tuberculose tem cura e é garantido integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no entanto, se apresenta ainda como um serio problema de saúde pública e tem maior incidência em populações vulneráveis pela falta de acesso, utilização e acessibilidade ao serviço integral de saúde.

A tuberculose é um agravo que sempre atingiu as populações negras e pobres, estudos sobre à a saúde pública sempre apresentou a população negra como o perfil da população atingida por este agravo, sendo uma doença racializada socialmente. Pois, segundo Chalhoub (1996) as políticas de saúde eram racializadas com a dicotomia no combate à febre amarela que atingia os imigrantes e brancos, versus a indiferença no controle da tuberculose, que prevalecia entre os negros, denotando, assim, a engenhosidade dos higienistas brasileiros, na época.

No entanto, com o advindo da epidemia da AIDS e com a criação do SUS, a tuberculose ganha maior visibilidade e investimentos, mas o que ainda pode ser observado é que o agravo permanece com a maior incidência na população de sempre. Ao observamos a taxa de incidência em 2012, a população negra possui maior incidência que a taxa nacional apresentando mais uma vez as disparidades raciais na saúde. (Figura 1)

Fonte: Sistema de Informação de Agravos de Notificação/DATASUS/Ministério da Saúde – 2012, IBGE/PNAD -2012

O que é o Dia Mundial da Tuberculose?

Dia  Mundial da Tuberculose é uma oportunidade para fortalecer a conscientização sobre a carga de tuberculose (TB) em todo o mundo e o status de prevenção e controle da TB esforços. O Dia é também uma ocasião para mobilizar o compromisso político e social para novos progressos (OMS).

Progressos no sentido de metas globais para a redução dos casos de tuberculose e de mortes nos últimos anos têm sido impressionante: mortalidade por tuberculose caiu mais de 45% em todo o mundo desde 1990, e a incidência está em declínio. Novas ferramentas de TB, tais como diagnósticos rápidos estão ajudando a transformar a resposta à doença e novos medicamentos que salvam vidas estão sendo introduzidas (OMS).

Mas a carga global permanece enorme e desafios significativos persistem:

  • Em 2012, havia uma estimativa de 8,6 milhões de novos casos de tuberculose e 1,3 milhões de pessoas morreram de tuberculose.
  • Mais de 95% das mortes por TB ocorrem em países de renda baixa e média. As comunidades pobres e grupos vulneráveis ​​são as mais afetadas, mas esta doença transmitida pelo ar é um risco para todos.
  • TB está entre as  três principais causas de morte de mulheres entre 15 e 44.
  • Havia uma estimativa de 500 000 casos e 74 000 mortes entre crianças em 2012.

Desafios

  • Cerca de 3 milhões de pessoas (o equivalente a 1 em cada 3 pessoas caindo doente com TB) estão sendo “perdido” por sistemas de saúde;
  • Há um progresso lento no combate à tuberculose multi-resistente (MDR-TB): 3 em cada 4 casos de MDR-TB ainda permanecem sem diagnóstico, e cerca de 16 000 casos de MDR-TB notificados à OMS em 2012 não foram colocados em tratamento;
  • Prestação de terapia anti-retroviral (ART) para pacientes com TB que se sabe estarem vivendo com HIV precisa aumentar para atender a recomendação da OMS de que todos os pacientes com TB que vivem com HIV prontamente receber ART.

Nota 1: As doenças negligenciadas têm como características comuns a endemicidade elevada nas áreas rurais e nas urbanas menos favorecidas de países em desenvolvimento, além da escassez de pesquisas para o desenvolvimento de novos fármacos. Essas doenças podem prejudicar o crescimento infantil e o desenvolvimento intelectual, bem como a produtividade do trabalho (IPEA, 2011). Dessa forma, as doenças negligenciadas são as que “não apresentam atrativos econômicos para o desenvolvimento de fármacos, quer seja por sua baixa prevalência, ou por atingir população em região de baixo nível de desenvolvimento”.

Referencias:

CHALHOUB, S. Cidade Febril: cortiços e epidemias na corte Imperial. São Paulo: Companhia das letras, 1996.

IPEA. Instituto Brasileiro de Economia Aplicada. EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS NEGLIGENCIADAS NO BRASIL E GASTOS FEDERAIS COM MEDICAMENTOS. Texto para Discussão:, Brasilia, 2011.

Para Saber Mais:

Dia Mundial da Tuberculose. Organização Mundial de Saúde – http://www.who.int/campaigns/tb-day/2014/event/en/

Camapanha Tuberculose tem cura. Ministério da Saúde – http://www.blog.saude.gov.br/

Fundo Global de Luta Contra a AIDS, Tuberculose e Malária – http://www.bcgfap.com.br/web/fundo-global/

 

*Enfermeira Sanitarista. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Saúde Pública. Coordenadora do Programa de Saúde do Odara Instituto da Mulher Negra

Assine o Boletim Odara:



Compartilhe:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *