Programa de Saúde das Mulheres Negras


Data de publicação: 18 de abr de 2018

 

Com base na Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, atua na Participação e no controle social do Sistema Único de Saúde e nas estratégias de enfrentamento ao racismo institucional. Ações do programa:

  • “Diálogos – Zika vírus e outras aboviroses: O que as mulheres negras têm a ver com isso?” – O projeto visa contribuir para o empoderamento das mulheres em relação a epidemia da zika e outras arboviroses por meio de informação e educação em saúde numa perspectiva de gênero e raça.
  • Escuta Qualificada: Direitos das Mulheres em Resposta à Tríplice Epidemia de Dengue, Zika e Chikungunya – É um projeto desenvolvido por um colegiado de organizações: Odara- Instituto da Mulher Negra, Grupo Curumim- Gestação e Parto, Redeh, Reprotai, Criola, Uiala Mukaji, Mirim e Kilombo, em parceria com a ONU Mulheres, com objetivo construir uma perspectiva de gênero, para uma resposta nacional à epidemia de Zika, Dengue e Chikungunya, considerando os determinantes sociais, econômicos e políticos, incluindo uma ampla gama de questões (desde as relacionadas com a água, o saneamento básico até o racismo institucional) e inclui a garantia de direitos das mulheres.
  • “Pela vida das mulheres negras: guia para abordagem sobre a epidemia do zika vírus” – O projeto tem como objetivo elaborar um guia metodológico pensado e construído por meio de um GT (Grupo de Trabalho) com integrantes da sociedade civil (ONGs, redes, organizações e coletivos) de mulheres negras da Região Nordeste do Brasil, a mais afetada pela epidemia do zika vírus, no intuito de contribuir nas estratégias de enfrentamento ao surto no país e, sobretudo, orientar as pessoas mais prejudicadas: as próprias mulheres negras.
  • Cadernos Sisterhood – Organização e publicação da primeira edição do caderno Sisterhood: Mulheres Negras e Aborto, Autonomia e Liberdade. Para refletir e dialogar sobre o impacto do aborto inseguro na vida das mulheres negras. O Odara organizou juntamente com o Negras (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça e Saúde/UFRB).

Comentários


Instituto Odara © 2018 - Desenvolvido por Charles Ribeiro