SEMINÁRIO, EM SALVADOR, TRATA DAS MULHERES NEGRAS NOS CAMPOS DA MÍDIA, REPRESENTAÇÃO E MEMÓRIA

 

                                        A atividade, organizada pelo Odara Instituto da Mulher negra, faz parte da programação da 4ª edição do Julho das Pretas

Com o intuito de debater temas como representação, memória coletiva, e espaço político das mulheres negras, o Odara – Instituto da Mulher Negra realizará o “Seminário Mulheres Negras No Foco: Mídia, representação e Memória, no Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), em Salvador, nos dias 7 e 8 de julho. As inscrições para o seminário podem ser realizadas através do email: julhodaspretas2016@gmail.com  até o dia 29 de junho.

O evento faz parte da programação da 4ª edição do Julho das Pretas, na Bahia, e vai debater sobre as mulheres negras e o acesso ao direito à comunicação, representação política, construção dos discursos e narrativas de luta negra e feminista, estratégias e desafios para assegurar o registro e memória da história desta população. O objetivo do seminário é entender e traças caminhos de construção de imagem e discursos contra hegemônicos sobre as mulheres negras nas diferentes linguagens de comunicação, e, ainda, discutir políticas públicas no setor da comunicação que permitam a representação positiva das mulheres negras.

Participarão das mesa de discussões nomes expressivos do movimento de mulheres negras, da mídia, da pesquisa e do cinema, como a colunista da Carta Capital e do Blog Boitempo, e secretária adjunta de Direitos Humanos de São Paulo, Djamila Ribeiro; a jornalista, repórter do grupo A Tarde e criadora da Tia Má, Maíra Azevedo, a cineasta carioca, realizadora do filme Kabela e diretora e fundadora do Afroflix, Yasmin Thayná; as cineastas baianas, Viviane Ferreira, diretora do filme O Dia de Jeruza, indicado ao Festival de Cannes e Larissa Fulana de Tal diretora e roteirista de Cinza (2015), Lápis de Cor (2014); e  a Coordenadora Executiva do Odara – Instituto da Mulher Negra, Valdecir Nascimento.

O Julho das Pretas

Em 2013, o Instituto Odara criou na Bahia uma agenda comum de intervenções políticas em homenagem ao mês da Mulher Afrolatina e Caribenha, o Julho das Pretas. O dia internacional oficial de comemoração é o 25 de julho, quando também se comemora o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. O Julho das Pretas sempre se propõe debater amplamente o perfil, as problemáticas e prioridades das intervenções no estado. Em sua 4ª edição o Julho das Pretas também conta com uma ampla programação nos estados da região do Nordeste brasileiro.

Veja aqui a programação do seminário:

 

 

 

 

Assine o Boletim Odara:



Compartilhe:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *