Espaço Griot Ana Célia da Silva
Bem vind@ ao espaço Griot – Ana Célia da Silva, um acervo bibliográfico de intelectuais negras, sob as mais variadas perspectivas e disciplinas. As referências concernem à produção, sobretudo, brasileira de/sobre as contribuições do povo negro na formação cultural, histórica, política e religiosa, em diferentes períodos históricos.
Mulheres negras que como a nossa homenageada Ana Célia Silva, Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento, Neusa Santos Souza, Carolina Maria de Jesus, Luiza Bairros, Conceição Evaristo, Sueli Carneiro e de outros países como Sojourner Truth, Ângela Davis, bell hooks, Ochy Curiel, Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí desafiaram com suas escritas, crenças e ativismo as convenções de sua época para falar publicamente contra sistemas opressivos e de escravidão, que historicamente subjugaram as mulheres negras. Uma tradição de movimento antiescravistas, antirracista, antissexista, antilgbtfobico em defesa dos direitos das mulheres que influenciam e definem esse pensamento em diferentes períodos históricos.
Pretendemos assim compartilhar produções no âmbito desta plataforma digital, publicações que abordam um conhecimento pautado na visão de mundo afrocentrada, produzido por intelectuais negras/os, tornando mais acessível esse legado cultural, político e científico, acerca do pensamento, presença e das condições de vida deste sujeito em sociedades afro-atlânticas.
Publicações
GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade.
GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 92, n. 93, p. 69-82, (jan.), 1988b, p. 69-82. Em meio…
“Lembrando Lélia Gonzalez” (1994) Luiza Bairros
A ideia de abrir o “Espaço Griot” com o texto de Luiza Bairros, “Lembrando Lélia Gonzalez” (1994), vem carregada de muitos significados. Um deles,é…
O que é um nome? Mulherismo, Feminismo Negro e além disso*
Cadernos Pagu versão On-line ISSN 1809-4449 – Cad. Pagu no.51 Campinas 2017 Epub 18-Dez-2017 ARTIGOS O que é um nome? Mulherismo, Feminismo Negro e além disso* What’s in a Name? Womanism,…