Educação e Formação Política

O Programa de Educação e Formação Política atua na construção de espaços de reflexão e aprendizados para meninas e mulheres negras, cis e trans, produzindo estudos, pesquisas e intercâmbios que visam o fortalecimento da incidência do movimento de mulheres negras, sobretudo na Região Nordeste. Através do programa, fazemos enfrentamento ao epistemicídio, incentivando a produção de narrativas, memórias, metodologias e escrevivências negras feministas decoloniais.


Projetos ativos

Ayomide Odara

O projeto Ayomide Odara iniciou suas atividades em janeiro de 2021 e tem como objetivo contribuir para o enfrentamento da violência racial e de gênero na comunidade e no ambiente escolar na Bahia, a fim de possibilitar o acesso e permanência de meninas e adolescentes negras na escola no contexto da pandemia da Covid-19. O projeto atinge diretamente meninas e adolescentes negras através de oficinas formativas centradas nos eixos da comunicação, direitos humanos, questão racial e de gênero.

Escola Beatriz Nascimento

Criada pelo Instituto Odara em 2020, a Escola de Ativismo e Formação Política para Mulheres Negras Beatriz Nascimento tem como finalidade contribuir para o fortalecimento político e organizacional de grupos, coletivos e de mulheres negras individualmente.  A Escola promove espaços de formação, trocas de experiências e articulação de ações, a fim de qualificar a incidência política das mulheres negras no Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.


Projetos concluídos

Formação de Professores/as para trabalhar com a Lei 10.639/2003

O Odara – Instituto da Mulher Negra foi uma das organizações selecionadas para atuar na formação da 3ª fase do projeto A Cor da Cultura. O projeto consistiu em uma parceria entre a sociedade civil e o governo federal, visando unir esforços para a valorização, preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro, e assim, atender à Lei 10.639/2003.

Compartilhe nossa luta