Assine o Boletim Odara:



Relatora da Organização dos Estados Americanos se reunirá com representantes dos direitos humanos em Salvador

Por Redação Odara

Salvador receberá nesta quinta-feira (15) a Relatora Especial sobre Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Soledad García Muñoz. CIDH é um órgão principal e autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA) encarregado da promoção e proteção dos direitos humanos no continente americano.

Na ocasião, Muñoz se reunirá com representantes de movimentos sociais e sociedade civil, para tratar sobre temas relacionados às principais violações aos direitos tratados pela relatoria. Para a fundadora e coordenadora de Captação de Recursos e Articulação Política do Instituto Odara, Valdecir Nascimento, é um momento de extrema importância política para os movimentos que lutam pela garantia dos direitos humanos.

“Para nós, essa visita é de extrema importância porque faremos denúncias, para que o Brasil seja chamado atenção internacionalmente. E que a relatora possa fazer recomendações para a Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal, sobre as condições precárias, de vulnerabilidade, violência e exclusão que vive a população negra da cidade de Salvador, particularmente” afirma Valdecir.

A primeira parte da agenda da relatora da CIDH acontecerá em Salvador, no Espaço Cultural Alagados, no bairro do Uruguai, das 9h às 11h. Na ocasião, a programação contará com a avaliação da agenda da Década Internacional de Afrodescendentes 2015-2024; e encontro com lideranças dos catadores de materiais recicláveis integrantes do Fórum Lixo Cidadania – Bahia e do Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – MNCR/BA.

Na sequência, a relatora e sua equipe seguirá para uma visita ao Quilombo do Rio dos Macacos, que vive uma disputa territorial com a Marinha do Brasil pela titulação do seu território tradicional.

Para Valdecir, esse momento dará a notoriedade exigida pelo caso. “O Quilombo Rio dos Macacos é um espaço que precisa de uma atenção especial do Governo Federal , para que essas terras sejam de fato demarcadas e tituladas. Tirando os quilombolas desse território da opressão e da violência”.

A visita da relatora da CIDH ao Brasil é organizada pelo Instituto  Washington Brazil Office – WBO, e na Bahia, conta com a parceria do Odara –  Instituto da Mulher Negra, da Organizações em Defesa dos Direitos e Bens Comuns (ABONG), do Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA), do Instituto Cultural Steve Biko e do Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (FONATRANS).

SERVIÇO:

O QUÊ: Audiência Pública com a Relatora Especial sobre Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Esta

dos Americanos (OEA).

ONDE: Espaço Cultural Alagados, no bairro do Uruguai, Salvador (BA).

QUANDO: Quinta-feira, 15 de junho, 9h às 11h.

O QUÊ: Visita da Relatora Especial sobre Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) ao Quilombo Rio dos Macacos.

ONDE: Quilombo Rio dos Macacos, Simões Filho (Ba).

QUANDO: Quinta-feira, 15 de junho, 14h.

Assine o Boletim Odara:



Compartilhe:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *