Julho das Pretas

O Julho das Pretas é uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras do Brasil, voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade. A ação foi criada em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, e celebra o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha.

O Julho das Pretas todos os anos traz temas importantes e necessários relacionados à superação das desigualdades de gênero e raça, colocando a pauta e agenda política das mulheres negras em evidência.

desde
2013

Edição 2023

Com o tema Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver, a agenda coletiva da 11ª edição do Julho das Pretas conta com 446 atividades realizadas por 230 organizações de mulheres negras em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal. O tema que norteia as ações do Julho das Pretas em 2023 faz referência à construção da 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, que acontecerá em 2025; ao debate sobre reparação histórica para a população negra; e ao Bem Viver, paradigma que orienta a ação de grande parte dos movimentos de mulheres negras no Brasil, desde o processo de mobilização para a Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo a Violência e pelo Bem Viver, que aconteceu em novembro de 2015, em Brasília.

Clique aqui para acessar a agenda completa!


Edições Anteriores

Para conhecer mais o histórico do Julho das Pretas, clique na imagem de cada edição e tenha acesso aos temas e agendas dos anos anteriores:

1ª edição

2ª edição

3ª edição

4ª edição


5ª edição

6ª edição

7ª edição

8ª edição


9ª edição

10ª edição