

Ações
no combate
à COVID-19
Com a chegada da Covid-19 na Bahia o Odara – Instituto da Mulher Negra preocupado com os impactos da pandemia na vida da população negra e das mulheres negras têm articulado diferentes ações para enfrentar, articular e reduzir os efeitos do contexto do covid-19 para as populações mais vulneráveis na Bahia.
Destacamos como prioridade ações humanitárias com foco nas jovens e mulheres negras em situação de vulnerabilidade, de comunicação no sentido de pressionar a mídia empresarial e os órgãos públicos a buscar medidas para redução do impacto do Covid-19 na vida da população negra e de monitoramento das violências e violações de direitos humanos, são elas.
Ações Humanitárias
Ações Humanitárias
Criação da Campanha Justiça e Solidariedade aos grupos vulneráveis ao Covid-19 na Bahia – que vai atender mais de 5.000 mil família (mães e familiares de jovens negros vitimas da violência do Estado; Catadores e Catadoras de materiais recicláveis; marisqueiras e pescadores; trabalhadoras domésticas; agricultores e agricultoras familiar; trabalhadores dos empreendimentos solidários da costura e da alimentação) com cesta básica, material de higiene e de proteção e mascaras.
A campanha é fruto de uma parceria entre o Instituto Odara, o Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA) e a Vida Brasil. As doações estão sendo feitas pela Vakinha online e através de deposito nas contas das organizações.
Ações estratégicas de comunicação
Ações de Comunicação
- Produção de conteúdo e materiais para divulgar a Campanha Justiça e Solidariedade aos grupos vulneráveis ao Covid-19 na Bahia;
- Campanha de conscientização para trabalhar com a população negra e mulheres negras com relação aos direitos e a denuncia das violações de direito, a intensificação do racismo e da violência policial, racial, doméstica nesse período. Criamos quadrinhos com linguagem acessível para chegar até as mulheres, adolescentes e jovens negros.
- Campanha de comunicação “Falas Pretas contra o Coronavírus”, com o intuito de trabalhar cuidado, autocuidado e também para informar a sociedade de maneira geral como está a situação nas comunidades através de depoimento em vídeo;
- Apoio ao lançamento de documentos articulados com o movimento de mulheres e jovens negras nacional e da região Nordeste:
- Apoio ao lançamento de documentos articulados com o movimento de mulheres e jovens negras nacional e da região Nordeste:
- Realização de lives com mulheres negras das periferias que fazem parte dos projetos que o Instituto Odara vem desenvolvendo para denunciar a falta de condições das comunidade para acesso a água, medicamentos, alimentação e renda.
Em alta agora



