Ações no combate
à COVID-19

Com a  chegada da Covid-19 na Bahia o Odara – Instituto da Mulher Negra preocupado com os impactos da pandemia na vida da população negra e das mulheres negras têm articulado diferentes ações para enfrentar, articular e reduzir os efeitos do contexto do covid-19 para as populações mais vulneráveis na Bahia.

Destacamos como prioridade ações humanitárias com foco nas jovens e mulheres negras em situação de vulnerabilidade, de comunicação no sentido de pressionar a mídia empresarial e os órgãos públicos a buscar medidas para redução do impacto do Covid-19 na vida da população negra e de monitoramento das violências e violações de direitos humanos, são elas.

Campanha Justiça e Solidariedade

Campanha Justiça e Solidariedade

A Campanha Justiça e Solidariedade aos Grupos mais Vulneráveis ao Covid-19 na Bahia começou em março de 2020 com o início da pandemia de covid-19 no estado, quando a fome e a pobreza deixaram escancarados quem são os grupos e comunidades em maior nível de insegurança social no país. 

Em uma parceria entre a ONG Vida Brasil, o Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA) e o Odara – Instituto da Mulher Negra, através da Campanha Justiça e Solidariedade doou mais de 1.500 cestas básicas, kits de higiene e hortaliças frescas para famílias e comunidades de toda Bahia. Os terreiros Ilê Asé Oya Matamba, o Nzo Mugongo Mungongo Lembeuaji Junsara, o Projeto Transflorescer e o Coletivo Incomode foram alguns dos beneficiados pela Campanha.

Outros grupos atendidos pela Campanha ao longo de 2020 e 2021 foram as mulheres e famílias participantes do projetos do Instituto Odara: Minha Mãe Não Dorme Enquanto eu Não Chegar e Ayomide Odara.

Com a coordenação de Erika Francisca, a Campanha  alcançou os municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Candeias e Cachoeira.

Boletim Odara

Cartazes informativos sobre o Covid-19

Já conhecem Gal e Linho?

Ações estratégicas de comunicação

Ações de Comunicação