Projeto
Nós Por Nós – Observatório de Justiça Reprodutiva do Nordeste
O Nós Por Nós – Observatório de Justiça Reprodutiva do Nordeste reúne informações sobre as condições de vida e acesso a serviços de saúde sexual e reprodutiva na região. Sua criação foi motivada pela crescente situação de violências e violações de direitos sexuais e reprodutivas no país, que afeta de maneira desproporcional as mulheres negras da região Nordeste – as mais vitimadas pelas injustiças reprodutivas.
O Observatório apresenta um levantamento inédito que aponta os Projetos de Lei (PLs) tramitados nas câmaras estaduais, durante os anos de 2017 e 2022, acerca do tema. A iniciativa prevê a produção de mais dados neste campo, além de visibilizar as pesquisas já existentes, a fim de fortalecer a incidência política dos Movimentos de Mulheres Negras da região, por políticas públicas mais justas e acessíveis.
No site do Observatório também é possível acessar a série de reportagens (In)justiças reprodutivas: nossas vidas importam!, que apresenta casos emblemáticos de violações de direitos sexuais e direitos reprodutivos, em todos os estados do Nordeste, pela ótica da Justiça Reprodutiva.
A ação faz parte do projeto Mulheres Negras da região Nordeste em Defesa da Justiça Reprodutiva, iniciado em 2022 com apoio da Fós Feminista, e paceria da Rede de Mulheres Afrolatinoamericanas, Afrocaribenhas e da Diáspora e da Rede de Mulheres Negras do Nordeste.
Acesse www.nospornos.org.br e saiba mais!
Observar
Visibilizar
Nós
por nós