Ações
no combate
à COVID-19
Com a chegada da Covid-19 na Bahia o Odara – Instituto da Mulher Negra preocupado com os impactos da pandemia na vida da população negra e das mulheres negras têm articulado diferentes ações para enfrentar, articular e reduzir os efeitos do contexto do covid-19 para as populações mais vulneráveis na Bahia.
Destacamos como prioridade ações humanitárias com foco nas jovens e mulheres negras em situação de vulnerabilidade, de comunicação no sentido de pressionar a mídia empresarial e os órgãos públicos a buscar medidas para redução do impacto do Covid-19 na vida da população negra e de monitoramento das violências e violações de direitos humanos, são elas.
Campanha Justiça e Solidariedade
Campanha Justiça e Solidariedade
A Campanha Justiça e Solidariedade aos Grupos mais Vulneráveis ao Covid-19 na Bahia começou em março de 2020 com o início da pandemia de covid-19 no estado, quando a fome e a pobreza deixaram escancarados quem são os grupos e comunidades em maior nível de insegurança social no país.
Em uma parceria entre a ONG Vida Brasil, o Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA) e o Odara – Instituto da Mulher Negra, através da Campanha Justiça e Solidariedade doou mais de 1.500 cestas básicas, kits de higiene e hortaliças frescas para famílias e comunidades de toda Bahia. Os terreiros Ilê Asé Oya Matamba, o Nzo Mugongo Mungongo Lembeuaji Junsara, o Projeto Transflorescer e o Coletivo Incomode foram alguns dos beneficiados pela Campanha.
Outros grupos atendidos pela Campanha ao longo de 2020 e 2021 foram as mulheres e famílias participantes do projetos do Instituto Odara: Minha Mãe Não Dorme Enquanto eu Não Chegar e Ayomide Odara.
Com a coordenação de Erika Francisca, a Campanha alcançou os municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Candeias e Cachoeira.
Ações estratégicas de comunicação
Ações de Comunicação
- Produção de conteúdo e materiais para divulgar a Campanha Justiça e Solidariedade aos grupos vulneráveis ao Covid-19 na Bahia;
- Campanha de conscientização para trabalhar com a população negra e mulheres negras com relação aos direitos e a denuncia das violações de direito, a intensificação do racismo e da violência policial, racial, doméstica nesse período. Criamos quadrinhos com linguagem acessível para chegar até as mulheres, adolescentes e jovens negros.
- Campanha de comunicação “Falas Pretas contra o Coronavírus”, com o intuito de trabalhar cuidado, autocuidado e também para informar a sociedade de maneira geral como está a situação nas comunidades através de depoimento em vídeo;
- Apoio ao lançamento de documentos articulados com o movimento de mulheres e jovens negras nacional e da região Nordeste:
- Apoio ao lançamento de documentos articulados com o movimento de mulheres e jovens negras nacional e da região Nordeste:
- Realização de lives com mulheres negras das periferias que fazem parte dos projetos que o Instituto Odara vem desenvolvendo para denunciar a falta de condições das comunidade para acesso a água, medicamentos, alimentação e renda.