Assine o Boletim Odara:



Instituto Odara realiza encontro para debater segurança pública sob a perspectiva das juventudes negras

Evento é mais uma ação de incidência política do Projeto Minha Mãe Não Dorme Enquanto Eu Não Chegar

Redação Odara

Entre os dias 23 e 25 de novembro, acontece o “Encontro de Juventudes Negras por um novo modelo de Segurança Pública: A gente combinamos de não morrer”, no Centro Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (CEPAIA), localizado na Rua do Passo, nº 4, Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador – BA.

A atividade compõe a agenda de atuação e incidência política do Projeto Minha Mãe Não Dorme Enquanto Eu Não Chegar, do Odara – Instituto da Mulher Negra, que atua com mulheres mães e familiares de vítimas da letalidade do Estado e com jovens entre 15 e 29 anos nas periferias de Salvador.

Segundo dados do Anuário da Violência, 76% das mortes perpetradas por agentes do Estado no Brasil em 2022 vitimaram jovens de 12 a 29 anos. Já o estudo “Violência armada e racismo: o papel da arma de fogo na desigualdade racial” (2021), desenvolvido pelo Instituto Sou da Paz, apontou que 61% das pessoas negras mortas em decorrência de disparos por arma de fogo eram jovens entre 15 e 29 anos.

A primeira edição do encontro aconteceu em julho de 2022, abordando o debate da segurança pública a partir do olhar das mulheres negras que perderam suas filhas e filhos. Na segunda edição, a proposta é abordar essa discussão a partir das juventudes negras politicamente ativas que ocupam os territórios periféricos de Salvador e de outras cidades do Nordeste.

“É importante que façamos esse debate a partir dos jovens que estão vivos. Precisamos ouvir esses jovens sobre o que eles pensam que pode e deve ser feito no campo da segurança pública para que eles permaneçam vivos”, explica Gabriela Ramos, coordenadora do Minha Mãe Não Dorme.

Além dos debates com pesquisadores e ativistas do campo da segurança pública, durante o encontro será lançado o Dossiê “Quem vai contar os corpos?”, que apresenta dados sobre as mortes de crianças como consequência de operações policiais na Bahia durante os últimos 13 anos.

Confira a programação completa! E para saber mais sobre o encontro, siga @odarainstituto no Instagram.

Serviço

O que: Encontro de Juventudes Negras por um novo modelo de Segurança Pública: A gente combinamos de não morrer

Quando: 23 a 25 de novembro

Onde: Centro Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (CEPAIA), localizado na Rua do Passo, nº 4, Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador – BA

Quanto: Gratuito.

Assine o Boletim Odara:



Compartilhe:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *