Projeto
Ayomide Odara
O Projeto Ayomide Odara iniciou sua atuação em 2021, no campo da educação e dos direitos humanos, com o apoio do Fundo Malala. De maneira remota, a equipe trabalhou com mais de 80 meninas da Bahia e Pernambuco, dos 9 aos 18 anos, separadas em duas turmas por faixa etária.
Coordenado por Erika Francisca, o segundo ano do Projeto inicia a experimentação de uma turma presencial, formada por 40 meninas, que trabalham com formação e incidência política. Os encontros acontecem aos sábados pela manhã, na sede do Instituto Odara, e trazem dinâmicas e diálogos para que as meninas reflitam sobre raça, identidade, gênero, movimento de mulheres negras e outros diversos temas de importância histórica para as meninas negras.
Em 2022, o Ayomide segue também com as turmas online que se encontram para encontros de formação política e também aulas de espanhol.
Comunicação é um dos eixos centrais do Ayomidê, e ainda no primeiro ano do projeto, as meninas das turmas 1 e 2 realizaram lives, produções audiovisuais, fanzines e até podcasts voltados para a garantia de seus direitos.
O Ayomide Odara acredita em um futuro de dignidade e Bem Viver que se inicia e se baseia na vida e na autonomia de jovens-meninas negras, que serão lideranças no futuro e que já são protagonistas no presente.
40
pessoas
desde
2022