8ª Edição do Julho das Pretas | Agenda da Rede de Mulheres Negras do Nordeste

A defesa do Bem Viver e a valorização do direito à vida para a população negra impulsionam a organização política da Rede de Mulheres Negras do Nordeste em mais uma edição do Julho das Pretas.

Desta vez em modo on, virtualmente, organizamos diversas atividades para refletir os impactos do racismo e do sexismo na sociedade brasileira. O nosso Julho mais uma vez está antenado com o momento político internacional e o tema geral da nossa ação política reforça o clamor mundial: Vidas Negras Importam!

A “valorização das vidas negras” indica o caminho do projeto político que estamos rascunhando para a sociedade brasileira: o Bem Viver. Nossa utopia de desmonte desta sociedade para a construção de uma nova em que os seres humanos vivam em igualdade, e que se acabem as violências estruturais decorrentes dos processos de colonização.

O Bem Viver valoriza a pluralidade humana, discurso e prática do movimento de mulheres negras do Brasil desde a Marcha das Mulheres Negras, Contra o Racismo, a Violência e Pelo Bem Viver, em 2015.

O Julho das Pretas é uma estratégia de incidência política desenvolvida a partir de uma agenda conjunta e propositiva com movimentos de mulheres negras da Região Nordeste, e mais alguns estados do país, voltada para o fortalecimento das organizações e pautas políticas das mulheres negras. Idealizado em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, o Julho das Pretas celebra o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina-americana e Caribenha, e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

 

Confira a agenda completa.

Assine o Boletim Odara:



Compartilhe:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *