Assine o Boletim Odara:



CHAMADA PÚBLICA: Escola de Ativismo e Formação Política Beatriz Nascimento Edição “Rumo à Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem – Viver“

Em 2015, meninas, jovens, adolescentes e mulheres negras brasileiras, estiveram em marcha para exigir o fim do racismo e de todas as formas de violências que afetam a população negra na Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo a Violência e pelo Bem Viver.

O ano de 2024 marcou o início das mobilizações para construção coletiva da 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, que ocorrerá em 2025, e pretende levar 1 milhão de mulheres negras brasileiras para participarem deste momento histórico. Odara – Instituto da Mulher Negra, por meio da Escola Beatriz Nascimento formou a 7ª turma da Escola de Ativismo e Formação Política para Mulheres Negras – Beatriz Nascimento, com o enfoque no fortalecimento do debate e articulações em torno da 2ª Edição da Marcha Nacional das Mulheres Negras com mulheres negras do Nordeste e da Amazônia.

Agora, convocamos as jovens ativistas negras do Nordeste, para constituir a 8º turma da Escola Beatriz Nascimento. Acreditamos na importância do fortalecimento do diálogo com as juventudes, ampliando as trocas intergeracionais e qualificando as incidências políticas regionais no enfrentamento ao racismo, às violências de gênero e LGBTfobia. Além disso, projetamos juntas a continuidade da luta, obedecendo à sabedoria Sankofa: honrar a memória das nossas ancestrais, marchar junto às nossas mais velhas e dispersar nossas perspectivas de Bem Viver no agora e no futuro.

São convidadas a participar da turma jovens ativistas negras de 18 a 25 anos de todos os estados do Nordeste, integrantes ou não de organizações do Movimento de Mulheres Negras, do Movimento Negro e/ou de Movimentos de Juventudes. São convidadas também a participar jovens negras que queiram se aproximar do Movimento de Mulheres Negras e participar da formação e mobilização para a 2ª Edição da Marcha Nacional das Mulheres Negras. O critério de seleção irá se basear nas respostas objetivas e discursivas apresentadas no formulário.

Os encontros formativos acontecerão de maio a julho de 2025 às segundas-feiras, das 19h às 21h, quinzenalmente em encontros virtuais pelo Google Meet. Pedimos que a jovem verifique a sua disponibilidade de participação nos dias e horários sinalizados. Dentre os Eixos Formativos, serão abordados os seguintes temas: Organização Política das Mulheres Negras –  Mobilização para a 2ª Marcha Nacional de  Mulheres Negras, “Reparação” e “Bem Viver” na perspectiva das Mulheres Negras, Educomunicação e Incidência Política e Agendas Atuais de Incidência Política para Mulheres Negras.

Serão disponibilizadas 30 vagas para todos os estados da Região Nordeste. Sendo que, um dos compromissos das cursistas durante a formação, será a sua incidência durante a agenda da 13ª Edição do Julho das Pretas e a entrega de um produto final sobre seu aprendizado durante o curso.

SOBRE A ESCOLA

A Escola de Ativismo e Formação Política para Mulheres Negras – Beatriz Nascimento tem como finalidade contribuir para o fortalecimento político e organizacional de grupos e coletivos do Movimento de Mulheres Negras, promovendo espaços de formação, trocas de experiências e articulações, a fim de qualificar a incidência política das mulheres negras no Brasil.

SOBRE AS INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser realizadas até às 23h59 do dia 30 de maio de 2024, clicando aqui. Nesta edição, serão selecionadas 30 jovens ativistas negras da região Nordeste do país.

O resultado final será divulgado no dia 09 de maio, no site do Instituto Odara. Dúvidas podem ser encaminhadas através do email escola.bn@institutoodara.org.br .

Assine o Boletim Odara:



Compartilhe:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *