COLETIVO ZEFERINAS REALIZA SARAU NESTE SÁBADO
As jovens negras poetas convocam a galera toda para sarau em Cajazeiras
Por Ana Paula Rosário
O Coletivo Zeferinas surgiu a seis meses atrás e é composto por oito jovens negras residentes de Cajazeiras e adjacências. As jovens foram convidadas para fazer uma intervenção poética no EMCRESPA e a partir desse evento pensaram o coletivo. O nome do grupo referencia Zeferina, uma mulher negra que fundou o Quilombo do Urubu, uma líder que todos seguiam as suas estratégias de luta. Ela organizou homens e mulheres, que cunharam a sua liberdade com coragem e resistência em Salvador.
O Sarau foi pensado para levar a comunidade informação e cultura através da poesia, as poetizas abordam em suas composições o feminismo, genocídio da população negra, feminicídio e várias abordagens que representam e afetam a população negra. A ideia é que toda a comunidade se sinta representadas e participe da atividade.
O sarau irá acontecer em Cajazeira neste sábado e Rool Cerqueira deixa o seu recado “A gente sabe que várias quebradas tem uma representatividade seja de um slam ou sarau. Sabemos que existe uma galera preocupada em “aparecer” mas a união dos quilombos é necessária, queremos unir os quilombos através da poesia, assim a gente se fortalece e enfrenta o que vem para nós todos os dias. O nosso objetivo é dizer as mulheres que elas tem poder, principalmente as mulheres negras. Trazer representatividade para o nosso bairro é essencial, sabemos que nós somos Zeferina atual!”.
O sarau Zeferinas acontece hoje (01), às 17h, na Quadra de Cazajeiras 5, próximo ao Colégio Neomar Alcantara.
Comentários