Assine o Boletim Odara:



Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver ocupará as ruas do centro de Salvador (BA) no dia 25 de julho

A marcha compõe a agenda coletiva de atividades da 12ª edição do Julho das Pretas 

Redação Odarahttps://institutoodara.org.br/

No dia 25 de julho – data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela – o Movimento de Mulheres Negras da Bahia estará nas ruas de Salvador (BA) para a “Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver”. A concentração acontecerá na Praça da Piedade, às 14h, com saída às 15h30 em direção ao Terreiro de Jesus.

A marcha faz parte da programação da agenda coletiva da 12ª edição do Julho das Pretas – Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver, e vai reunir organizações, grupos e coletivos de Salvador e de toda a Bahia.

Repetindo o tema de 2023, o Julho das Pretas deste ano tem como foco a mobilização para a Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, a 2ª Marcha Nacional de Mulheres Negras, que acontecerá em novembro de 2025, com 1 milhão de mulheres negras, em Brasília.

O Julho das Pretas é organizado pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), a Rede de Mulheres Negras do Nordeste, a Rede Fulanas – Negras da Amazônia Brasileira e por centenas de outras organizações de mulheres negras, ou comprometidas com a luta pelo fim do racismo e do sexismo. 

A ação foi criada em 2013 pelo Odara – Instituto da Mulher Negra e se espalhou pelo Nordeste, Brasil e América Latina. A agenda do Julho das Pretas 2024 reúne mais de 500 atividades em todo o Brasil – além de programação na Argentina e Uruguai. Para conferir a agenda completa, clique aqui.

Sobre Julho das Pretas

O Julho das Pretas é uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras do Brasil, voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade. 

Todos os anos o Julho traz temas importantes e necessários relacionados à superação das desigualdades de raça e gênero, colocando a pauta e agenda política das mulheres negras em evidência.

Assine o Boletim Odara:



Compartilhe:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *