Núcleo de Juventude Odara lança “Agenda Política: Juventudes Negras do Presente e Reparação Histórica”

No último sábado (9), o Núcleo de Juventude do Odara – Instituto da Mulher Negra realizou o evento de lançamento da “Agenda Política: Juventudes Negras do Presente e Reparação Histórica”. O momento de celebração marcou o encerramento de um ciclo de intenso trabalho e dedicação do grupo, que vinha atuando desde o primeiro semestre deste ano na construção do documento.

A agenda é fruto das discussões do Ciclo Formativo Juventudes Negras e Reparação Histórica, que consistiu em uma série de atividades itinerantes, nos territórios do Cabula, Nordeste de Amaralina e Subúrbio Ferroviário de Salvador, realizadas entre os meses de junho e julho deste ano. Jovens negros e negras da capital e da Região Metropolitana participaram ativamente desses encontros, que foram caracterizados por debates profundos sobre questões cruciais que afetam diretamente suas vidas e territórios.

Para Beatriz Sousa, articuladora do Núcleo de Juventude Odara, a Agenda Política: Juventudes Negras do Presente e Reparação Histórica é um documento que traz as inquietações das juventudes soteropolitanas de uma forma aprofundada. “É um registro muito importante, pois foi construído por jovens tão diversos e de territórios diversos, mas com um conteúdo que é tão próximo de todos ainda assim, porque as realidades dos atravessamentos do racismo são muito semelhantes. As palavras que estão aqui são de fato de coisas que vieram da gente” afirma.

Um dos pilares centrais das discussões realizadas durante o Ciclo Formativo foi o combate ao genocídio da população negra, um dos conteúdos abordados na Agenda. Para os jovens negros, essa é uma realidade urgente que exige atenção e ação imediatas. Laura Araújo, também articuladora do Núcleo de Juventude Odara, destacou durante o evento de lançamento: “Esta Agenda é a voz da nossa juventude, uma ferramenta que nos permite traçar um caminho para a justiça, igualdade e dignidade que merecemos”.

As discussões sobre Justiça Sexual e Reprodutiva e Racismo Ambiental, temas que estiveram nos ciclos formativos, também fazem parte da agenda. Debates fundamentais para Amanda Oliveira, que é liderança jovem quilombola e que também faz parte do Núcleo de Juventude Odara. “As discussões sobre racismo ambiental me despertaram outros lugares dos quais eu ainda não havia acessado, por ter um pensamento muito voltado para o território quilombola, mas quando chego no Subúrbio consigo ver outras dimensões do racismo ambiental. No Nordeste de Amaralina também, a discussão sobre direitos sexuais e reprodutivos foi muito potente e com diversos relatos. Tudo isso agregou na construção dessa agenda e também na construção da nossa formação enquanto ativistas”.

O evento de lançamento da Agenda Política: Juventudes Negras do Presente e Reparação Histórica ocorreu no Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (CEPAIA), contou com a intervenção poética de jovens de outros dois projetos do Odara, o Minha Mãe Não Dorme Enquanto Eu Não Chegar e o Ayomide Odara. A “Agenda Política” é agora um guia sólido para a ação, um testemunho do compromisso da juventude negra com um futuro mais justo e igualitário. Juventude negra unida é juventude negra forte, e esta agenda é a voz que irá ecoar nas lutas e conquistas que estão por vir.

Assine o Boletim Odara:



Compartilhe:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *