Odara realiza 1ª reunião de formação da Rede de Mulheres Negras do Nordeste

Logo SACOLA Rede de Mulheres Negras do Nordeste

De 06 a 08 de setembro, o Odara – Instituto da Mulher Negra realiza a primeira reunião de formação das representantes das comissões de comunicação e mobilização da Rede de Mulheres Negra do Nordeste, no Hotel Vila Velha, em Salvador/BA.

A reunião tem como objetivo dar continuidade ao processo de organização e estruturação da Rede de Mulheres Negra do Nordeste criada em abril deste ano, em Recife. O encontro contará com a participação de duas representantes de organizações de mulheres negras, feministas e de lésbicas negras dos nove estados do Nordeste, que compõe a comissão de mobilização e comunicação da Rede.

 A Rede é uma das ações do projeto “Tecendo a Rede de Mulheres Negras do Nordeste” que tem como principal propósito construir um processo de rearticulação e mobilização das organizações de jovens, mulheres e lésbicas negras do Nordeste, que venha a fortalecer essas organizações na luta pelo combate ao racismo, sexismo e lesbofobia.

A reunião é a primeira atividade de formação do ciclo de ações, após o lançamento da Rede, previstas na agenda de mobilização a serem realizadas durante este ano com o apoio institucional da Ford Foundation. Até o final de 2013, o projeto deverá articular, mobilizar e mapear todas as organizações de mulheres e lésbicas negras do Nordeste.

Julho das Pretas

Na ocasião, o Odara estará reunindo as representantes das organizações que realizaram a agenda do Julho das Pretas em seus municípios para uma avaliação das atividades e planejamento das suas ações até o próximo ano. A primeira edição do Julho das Pretas aconteceu este ano com o intuito de criar uma agenda negra e feminista em comemoração e homenagem ao Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha na capital baiana e nas regiões do Recôncavo, Feira de Santana e Baixo Sul.

Deixar uma resposta