Coluna Beatriz Nascimento #1 – 2ª Temporada: Vika Mennezes

Durante os meses de maio a julho, veremos por aqui,  a 2ª edição da Coluna Beatriz Nascimento – uma exposição de produtos e pensamentos das mulheres participantes da 5ª Turma da Escola de Ativismo e Formação Política para Mulheres Negras – Beatriz Nascimento.

E para iniciar, temos o vídeo elaborado pela professora de Artes, Vika Menezes, para o projeto desenvolvido para seus alunos do fundamental 2, a “Feira Afro”.

A seguir, veja o vídeo completo:

A experiência com a Feira Afro

“A Feira Afro foi a materialização de um desejo antigo. Nos últimos anos venho me dedicando a ler, ver e ouvir as narrativas negras, em um processo de autoconhecimento e também de maior compreensão do coletivo. O projeto foi estruturado por mim, com intuito de proporcionar aos meus estudantes, o reconhecimento de suas próprias origens e potencialidades afro-brasileiras. Houve um intenso engajamento de toda comunidade escolar, e a execução foi uma bela celebração da nossa ancestralidade, através de pesquisas; e culminando em uma feira expositiva com as diversas manifestações artísticas, a exemplo: capoeira, música, poesia, confecção de máscaras africanas, degustação de comidas típicas e desfile das belezas negras, um verdadeiro aquilombamento”.

Quem é Vika Mennezes? 

Vika Mennezes é filha de D. Márcia, iniciada em Òṣùmàrè, artesã, atriz desde a infância, artivista com vasta experiência em intervenção e formação artística na periferia de Salvador. Licenciada em Teatro e Mestra em Artes Cênicas, ambas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. 

Dentre suas múltiplas facetas, foi gestora pública na Fundação Cultural do Estado da Bahia/SECULT, por 06 anos à frente do Núcleo de Artes Circenses. É membro fundadora do Coletivo Salva de Audiovisual, onde experimenta facetas na frente e atrás das câmeras. 

Enquanto mulher negra, vem se constituindo como uma educadora afrocentrada, ao dialogar com o legado das grandiosas mulheres negras da nossa sociedade. Recebeu em 2008 o prêmio de Melhor Atriz Revelação do FAPAT e em 2013 o prêmio de Melhor Arte-Educadora do ano.

Compartilhe:

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *