“Quem tem voz no Brasil?”: Evento promove debate sobre educação e liderança no Brasil


Data de publicação: 04 de jun de 2019

 

Promovido pela embaixadora da Região Nordeste da BrazilConference 2019, Aniele Berenguer (UFBA), ocorrerá no dia 11 de junho, terça-feira, das 14h às 20h, no Auditório do PAF 1 da Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Ondina, o evento “Quem tem voz no Brasil?”. A iniciativa buscará debater educação e liderança no contexto brasileiro numa perspectiva interseccional, refletindo sobre gênero, raça e classe. As inscrições poderão ser feitas gratuitamente a partir de quarta-feira, 05 de junho, na página doevento. As vagas são limitadas.

A proposta faz parte do Centro Regional BrazilConference– edição Salvador –, que tem por objetivo multiplicar os debates e discussões ocorridos durante a conferência,realizada em abril deste ano, na Universidade deHarvard e MIT (Massachusetts Instituteof Technology), nos Estados Unidos.Na edição da Região Nordeste, haverá dois painéis temáticose um bate papo, sobre educação e liderança, que contarão com cinco palestrantes convidadas.As atividades serãomediadas pelo grupo de influenciadoras digitais Nagonianas.

O primeiro painel, denominado “Educação para quem?”, debaterá o acesso ao espaço universitário, com a participação de Cássia Maciel, Pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA; de Deane de Jesus, estudante eidealizadora do projeto de extensãoComucidade – Formações e Práticas em Psicologia Comunitária Latinoamericana; e da Profa. Dra. Liliane Bittencourt, fundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça e Saúde (NEGRAS).

Após o coffee break, ocorrerá o segundo painel, “Liderança para quê?”, que refletirá sobre a importância da liderança e seu impacto através dos cases de Gabi Oliveira,comunicadora social, youtuber(canal DePretas) e ativista, e Luana Genot,fundadora e diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil(ID_BR), publicitária e escritora.

As vagas são limitadas e a inscrição é gratuita. O evento é aberto para estudantes, professores e membros da comunidade externa. Os interessados podem se inscrever através do formulário online, disponível na página do evento.

 

Evento: Quem tem voz no Brasil?

Quando: 11 de junho, das 14h às 20h.

Onde: Auditório do PAF 1, UFBA, campus Ondina.

Quanto: Gratuito, mediante inscrição online.

Instagram: @quemtemvozbrasil

Informações: quemtemvoznobrasil@gmail.com

Sobre a organizadora – Aniele Berenguer

 

Aniele Berenguer (22), estudante do quinto semestre do curso de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi selecionada para representar o Brasil em dois importantes eventos internacionais: o BrazilConferenceat Harvard & MIT, em abril, nos Estados Unidos, e o Girls 20, em maio, no Japão.

A BrazilConferenceat Harvard & MIT é uma conferência realizada pela comunidade brasileira de estudantes na Universidade Harvard e no Massachusetts Instituteof Technology, em Boston. Ela integrou um grupo de 10 estudantes do país, dois de cada região, selecionados para participar do evento, que aconteceuentre 5 a 7 de abril, nos Estados Unidos.

O Girls 20 Summit, é um importante evento de liderança para mulheres lançado em 2009 pela Iniciativa Global Clinton, que seleciona 20 jovens oriundas do G-20, abreviatura de Grupo dos 20, as 19 maiores economias nacionais do mundo e da União Europeia (UE). O evento ocorreu entre 24 e 31 de maio, em Tóquio, no Japão, onde debateu questões de gênero e as condições de vida das mulheres no mundo atual.

Com a promoção do debate “Quem tem voz no Brasil?”, a estudante pretende dar visibilidade a referências negras e ampliar os debates sobre racismo e machismo dentro do espaço universitário, replicando os conhecimentos e as experiências adquiridas com a sua participação nos eventos internacionais.

Comentários


    Tags relacionadas:
 

Instituto Odara © 2018 - Desenvolvido por Charles Ribeiro