Racismo na Cidade Segregada: Salvador em Debate

banner_quilombo_s-texturaA relação entre Políticas Urbanas e Racismo em Salvador será o tema central da nova edição do projeto “A Cidade que Queremos!”, que acontecerá no dia 25 de maio (segunda-feira), das 18h às 21h30, no Centro de Estudos Afro-Orientais, no bairro 2 de Julho.

Os debates, que serão mediados pela urbanista Glória Cecilia, pesquisadora do Grupo Lugar Comum da Ufba, focarão nas questões do racismo, do preconceito e da discriminação que ocorrem em Salvador e que atingem, sobretudo, os jovens negros, mulheres, transgêneros, além de outros grupos não hegemônicos.

De acordo com uma nota divulgada pelos movimentos Desocupa e Nosso Bairro é 2 de Julho, organizadores do evento, “o ponto de partida dos debates será o reconhecimento da persistência e atualização de um histórico de urbanização marcado por uma vasta produção de acirradas desigualdades socioespaciais, no qual o racismo joga peso decisivo, enquanto aspecto constituinte da produção em massa da pobreza urbana”. Eles citam como exemplo desta situação perversa a recente chacina pela Polícia Militar de 12 jovens negros no bairro do Cabula, fato que articula desigualdades urbanas e racismo na capital baiana.

Já estão confirmadas as participações de Luiz Antônio de Souza, professor do curso de Urbanismo da Uneb; Valdecir Nascimento, coordenadora executiva do Instituto da Mulher Negra ODARA; e Aline Santos e Hamilton Borges, integrantes do movimento Reaja ou será morto, Reaja ou será morta.

Também estão previstas intervenções poéticas, com o Sarau da Onça.

 

SERVIÇO.

O QUE: A Cidade Que Queremos! Racismo na Cidade Segregada: Salvador em Debate.

QUANDO: 25 de maio (segunda-feira)

HORÁRIO: Das 18h às 21h30

ONDE: Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), Praça Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho

Fontes para contato:

Marta Argolo (Movimento Desocupa)

(71) 96828622

Viviane Hermida (Movimento Nosso Bairro é 2 de Julho)

(71) 8894-5277 / (71) 92054019

Email: eventoacidadequequeremos@gmail.com

 

Assine o Boletim Odara:



Compartilhe:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *