SARAU DA ONÇA, EM SALVADOR, FESTEJA SEIS ANOS
O coletivo realiza II Festival de Arte e Cultura Sarau da Onça
Por Ana Paula Rosário
O Coletivo Sarau da Onça é organizado por jovens negros residentes do bairro de Sussuarana, que visam atrair jovens e adolescentes para atividades culturais na comunidade através da arte, poesia marginal e debates. Usando esses mecanismos dão voz aos jovens e denunciam as violações dos direitos da população negra em Salvador. As atividades acontecem no CENPAH – Centro de Pastoral Afro, e atrai vários jovens do bairro de Sussuarana e adjacências.
Os saraus fomentam nos jovens a vontade de manifestar seus sentimentos e indignações através da poesia. Vanessa Sena, estudante de psicologia e poetisa afirma: “Na primeira vez que fui ao Sarau, me apaixonei! Vendo a poesia nas pessoas e vendo a poesia renascer em mim. Vi gritos, anseios e desejos, como os meus. E percebi que vale a pena gritar, e se entregar para a arte, e fazer de tudo isso, algo possível de transformar vidas”.
São seis anos de resistência, do coletivo que nasceu oficialmente no dia 6 de maio de 2011. A comunidade tem muito que comemorar e existe uma expectativa muito grande para as celebrações. “Esperamos poder mostrar ainda mais o potencial que a periferia tem, as produções, os talentos. E acima de tudo, mostra que independente do que é falado deste local, somos nós, moradores da periferia quem tem propriedades para falar!”, afirma Sandro Sussuarana, organizador e poeta do Sarau da Onça.
Comentários