2ª EDIÇÃO DO MARÇO DE LUTAS – Memória é senhora preta e velha


Data de publicação: 03 de mar de 2020

Chegamos ao Março de Lutas, uma agenda de lutas de mulheres negras e da população negra em geral, realizada pelo 2º ano pelo Instituto Odara, com o intuito de cruzar as grandes agendas internacionais de luta contra o racismo e o sexismo, e celebrar as memórias de resistência protagonizadas pelas mulheres negras.

O mês de março é internacionalmente conhecido como o mês das mulheres na luta contra o patriarcado, celebrado oficialmente dia 8 de março. Um salve a greve internacional das mulheres encampando a campanha “Nem uma a Menos”, tão necessária para nós, mulheres negras brasileiras, 75% das vitimadas nas taxas de feminicídio.

Nossos passos vem de longe são palavras que definem a preta velha e viva Memória, que nos lembra que no dia 11 de março de 1822 nascia Maria Firmina dos Reis, preta maranhense, primeira romancista da história da literatura brasileira, com o romance Úrsula (1859).

Dia 14 de março de 2020 fazem dois anos que a militante negra parlamentar #MarielleFranco foi executada. Todos os indícios atestam a relação do crime com as milícias do Rio de Janeiro e diversos episódios sugerem a participação da família Bolsonaro nesta barbárie.

Também 14 de março fariam aniversário #CarolinaMariaDeJesus e #AbdiasNascimento

16 de março de 2019 fazem 6 anos que #CláudiaFerreira foi assassinada por PMs do Rio de Janeiro e arrastada do lado de fora da viatura.

É também em março, desde o ano de 1966, que celebramos o 21 como o dia internacional de luta pela eliminação da discriminação racial, em memória ao “Massacre de Shaperville”, em 21 de março de 1960. Nesta data, após de uma série de protestos em Joanesburgo, contra o Apartheid na África do Sul, tropas militares atacaram manifestantes e mataram 69 pessoas, além de ferir uma centena de outras.

E 27 de março celebramos também a memória de #LuizaBairros que faria aniversário.

 

#MarçoDeLutas #MulheresNegras #FogoNosRacistas #MariellePresente #ClaudiaPresente #ClaudiaFerreira #MariaFirminaDosReis #CarolinaMariaDeJesus #LuizaBairros #AbdiasNascimento #TodoCamburaoTemUmPoucoDeNavioNegreiro #NãoHaveraPazSemJustiça #MulheresNegrasMovemOmundo #8M #21deMarço #FeminismoNegro #BlackLivesMatter #VidasNegrasImportam #PelaVidaDasMulheresNegras

Comentários


    Tags relacionadas:
 

Instituto Odara © 2018 - Desenvolvido por Charles Ribeiro