INSCREVA-SE: Ciclo de Formação Populações Negras e Educação debate eixos do PNE (2024-2034)
O Plano Nacional de Educação (PNE) é o instrumento orientador de diretrizes, conteúdos, metas e estratégias de qualidade da educação brasileira desde a educação infantil até o ensino superior.
Sabendo da sua importância e compreendendo a urgência de um debate mais profundo sobre o Plano que regerá a educação no Brasil pelos próximos 10 anos (2024-2034), que o Odara – Instituto da Mulher Negra e o Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa), convoca profissionais e ativistas da educação da educação das regiões Nordeste e Amazônia, para participarem do Ciclo de Formação Populações Negras e Educação – Incidência Política para o PNE (2024-2034).
Os encontros formativos acontecerão entre os meses de março e junho de 2024, de forma virtual, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h, e terão como proposta a discussão dos Eixos do PNE. As inscrições são limitadas e podem ser feitas até às 12h do dia 26 de março de 2024, clicando aqui.
O Ciclo de Formação Populações Negras e Educação surge como resultado das provocações feitas pelos grupos de trabalho do Seminário Nacional Populações Negras e Educação na luta por Reparação e Bem Viver, que aconteceu em dezembro de 2023, em Brasília.
Confira o cronograma dos encontros e seus respectivos temas:
EIXO III – 12 de março de 2024
Facilitadoras(es): Halda Regina (Ayabas – Instituto da Mulher Negra do Piauí) e Cláudia Peniche (Cedenpa)
Objetivo: Discutir a garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência, e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades, nos diferentes contextos e territórios.
EIXO VII – 26 de março de 2024
Facilitadoras(es): Maria Malcher (Cedenpa) e Lorena Cerqueira (Instituto Odara)
Objetivo: Discutir uma educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantia da vida com qualidade no planeta e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza.
EIXO I – 9 de abril de 2024
Facilitadoras(es): À confirmar
Objetivo: Discutir o PNE como articulador do SNE, sua vinculação aos planos decenais estaduais, distrital e municipais de educação, em prol das ações integradas e intersetoriais, em regime de colaboração interfederativa.
EIXO II – 23 de abril de 2024
Facilitadoras(es): À confirmar
Objetivo: Discutir a garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência, e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades, nos diferentes contextos e territórios.
EIXO IV – 7 de maio de 2024
Facilitadoras(es): À confirmar
Objetivo: Discutir gestão democrática e educação de qualidade: regulamentação, monitoramento, avaliação, órgãos e mecanismos de controle e participação social nos processos e espaços de decisão.
EIXO V – 21 de maio de 2024
Facilitadoras(es): À confirmar
Objetivo: Discutir a valorização de profissionais da educação: garantia do direito à formação inicial e continuada de qualidade, ao piso salarial e à carreira, e às condições para o exercício da profissão e saúde.
EIXO VI – 4 de junho de 2024
Facilitadoras(es): À confirmar
Objetivo: Discutir financiamento público da educação pública, com controle social e garantia das condições adequadas para a qualidade social da educação, visando à democratização do acesso e da permanência.
Que tenhamos mais visibilidade, principalmente na permanência dos professores de comunidades de quilombo, na Ilha de Maré tem vários professores que deixam seu território para atuar em outros lugares, dando espaço para professores vindo do continente.