CESE RECEBE IVONE GEBARA EM RODA DE DIÁLOGO SOBRE ESTADO LAICO E FEMINISMO

Filósofa e teóloga feminista, doutora em Filosofia pela Universidade Católica de São Paulo e em Ciências Religiosas pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica), Ivone Gebara é a convidada da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) para a Roda de Diálogo “Estado Laico: o Olhar Feminista de Ivone Gebara”. O evento será realizado na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, a partir das 18h do dia 19 de maio.

Nascida em 1944, Gebara trabalhou junto com outros colegas e o bispo Dom Helder na implantação de métodos alternativos de educação teológica na linha da Teologia da Libertação. Lecionou durante 17 anos no Instituto de Teologia do Recife até sua dissolução (decretada em 1999).

Ficou fora do Brasil durante os dois anos de silêncio forçado a que foi condenada e nesse período obteve seu segundo doutorado na Europa. Pertence à Congregação das Irmãs de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agostinho e viveu décadas no Nordeste, numa vida de “inserção” no meio popular. Desde então, a teóloga dedica seu tempo principalmente a escritos, cursos e palestras sobre hermenêuticas feministas, novas referências éticas e antropológicas e os fundamentos filosóficos e teológicos do discurso religioso. É autora de mais de 30 livros e de dezenas de artigos e ensaios, publicados ou traduzidos principalmente em espanhol, francês, inglês e alemão.

2-300x156

Diante do atual contexto político que o Brasil vivencia, Ivone Gebara irá atualizar reflexões sobre a interferência da religião em decisões políticas – como já fez em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos em 2012, quando a filósofa apontou como as manifestações de fé religiosa são componentes que permeiam a construção da cultura e da política latino-americana. “No Brasil, oficialmente, temos a separação entre Igreja e Estado, mas a cultura não faz esta separação”, destacou no momento.

Também terá espaço central na roda de diálogo a discussão sobre seu principal campo de produção acadêmica, a teologia feminista – campo de estudo que se expressa na América Latina nos anos 1980 e reflete o esforço de mulheres de diferentes lugares para repensar as religiões e a teologia a partir de um referencial não patriarcal.

A programação do evento terá início às 18h, momento em que Ivone Gebara receberá o público com sessão de autógrafos. Entre outras obras, estará à venda “Filosofia Feminista” (Editora Doble clic, Montevideo). A Roda de Diálogo está prevista para começar às 19h, na Sala Katia de Queirós Mattoso, 3º andar.

A Roda de Diálogo “Estado Laico: o Olhar Feminista de Ivone Gebara” é uma realização da CESE, com apoio da Fundação Pedro Calmon e Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

OBRAS DA AUTORA
Ivone Gebara é autora de mais de 30 livros e de dezenas de artigos e ensaios, entre eles: “Trindade: palavra sobre coisas velhas e novas. Uma perspectiva ecofeminista” (1994); “Teologia ecofeminista: ensaio para repensar o conhecimento e a religião” (1997); “Rompendo o silêncio: uma fenomenologia feminista do mal” (2000); “Mulheres de mobilidade escravas: as mulheres do nordeste, uma vida melhor e feminismo” (2000); “As águas do meu poço. Reflexões sobre experiências de liberdade” (2005); “O que é teologia?” (2006); “O que é teologia feminista?” (2007); “O que é Cristianismo?” (2008); e “Compartilhar os pães e os peixes. O cristianismo, a teologia e teologia feminista” (2008).

SERVIÇO
O QUE: Roda de Diálogo “Estado Laico: O Olhar Feminista de Ivone Gebara”
ONDE: Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Rua General Labatut, 27 – Barris, Salvador – BA), na Sala Katia de Queirós Mattoso, 3º andar
QUANDO: 19/05 (Sessão de autógrafos, a partir das 18h; roda de diálogo às 19h)

Fonte: Site Cese

Assine o Boletim Odara:



Compartilhe:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *