Em livros e nas escolas, índios são tratados como ‘coisa do passado’

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 Os cursos de licenciatura não dão formação indígena aos futuros

professores de Português, História e Geografia

A temática indígena é pouco abordada pelos setores educacionais brasileiros. A afirmação faz parte de uma pesquisa feita pelos historiadores da Unicamp Pedro Paulo Funari e Ana Piñon que teve como base o estudo indígena nas escolas. A questão é tratada de maneira deficiente inclusive entre os livros didáticos recomendados pelo Ministério da Educação (MEC). Em levantamento feito entre cinco obras para o ensino fundamental, os indígenas ocupavam apenas um capítulo dos livros.

O estudo constatou que a ideia difundida nas salas de aula sobre os índios os considera assunto restrito ao passado brasileiro que não tornou a existir após a colonização. Para Funari, “os professores têm uma informação muito pequena, e isso acaba se revertendo em uma imagem indígena totalmente superficial e formada pela mídia”. Apesar disso, cerca de 40% dos brasileiros declara possuir antepassados indígenas.

Fonte: Rede Brasil Atual

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