Inscreva uma proposta de sessão para o Fórum Internacional AWID sobre o direito das Mulheres e desenvolvimentoaté 26 de junho de 2015

“Um outro mundo não só é possível, ela já está a caminho… num dia tranquilo, eu posso ouvi-la respirar.” Arundhati Roy

ÍndiceJunte-se a nós!

Em uma época marcada pelo aumento da repressão global e da tentativa de silenciamento das vozes progressistas, o Fórum AWID 2016 é um espaço para a re-imaginação e a co-criação. Este convite é feito a vocês, aquelas/es que acreditam em futuros livres de opressões de gênero, na realização de plenos direitos para as pessoas e para o planeta, e na autodeterminação do corpo à nação.
Estamos vivendo em tempos de repressão e violência sem precedentes. Os principais alvos são aquelas pessoas que buscam combater a discriminação, a desigualdade e a injustiça; que trabalham em prol da transformação de estruturas de poder opressivas; que reivindicam seus direitos humanos; e que se mobilizam para proteger as pessoas e o planeta. Ataques direcionados às mulheres e a outras/os ativistas e defensoras/es dos direitos humanos tornaram-se particularmente violentos e generalizados.
Ainda que observemos a ascensão de novas forças de opressão, existem fissuras crescentes nos antigos sistemas de poder – muitas vezes graças ao impacto da resistência de nossos próprios movimentos. Estas fissuras criam uma oportunidade – apesar das ameaças – para nutrirmos novos futuros, fundamentados em nossas próprias visões de sociedades justas, de relações justas e de uma Mãe Terra saudável.

As crises e oportunidades com as quais nos deparamos significam que precisamos repensar nossas respostas. É hora de ir além de nossos espaços habituais de questões, setores, locais e identidades para criar novas e poderosas alianças. Alianças que possam transformar nossos diversos espaços de ativismo em poderosas redes interligadas de visão e ação. Somente então poderemos ter a esperança de canalizar as oportunidades existentes e reverter as forças de opressão que minam e destroem nossos direitos, nossas vidas, e nosso planeta diariamente.
O Fórum AWID 2016 é um espaço para que as vozes feministas progressistas e nossas/os aliadas/os possamos imaginar futuros livres de opressões de gênero, de injustiça racial, étnica e econômica, assim como de degradação ambiental, de exploração do trabalho, de guerra e de violência, para renovar solidariedades e fazer avançar agendas de ações concretas em comum. É um espaço para que todas/os as/os que acreditam nos valores da dignidade, dos direitos e da justiça para as pessoas e para o planeta possam se unir em uma ruptura criativa da dominação e da opressão que têm buscado silenciar alternativas. E é um espaço onde as ideias e experiências de diversas vozes e movimentos vão convergir, visando a examinar as lições do passado, evocar perspectivas renovadas e ideias ousadas, e explorar novas formas de trabalhar em conjunto que nos impulsionem a ir além dos nossos espaços habituais e a construir nosso poder coletivo.

Os objetivos do Fórum AWID 2016 são os seguintes:

  1. Celebrar as conquistas de diversos movimentos sociais nos últimos 20 anos e analisar criticamente as lições com as quais podemos prosseguir;
  2. Avaliar a nossa realidade atual na plenitude das diversidades dos nossos contextos, visando a identificar oportunidades para o avanço dos direitos das mulheres e de outras pessoas oprimidas, bem como as ameaças e os desafios – novos e velhos – com os quais nos confrontamos atualmente;
  3. Explorar estratégias para a mobilização de uma maior solidariedade e poder coletivo entre os diversos movimentos, visando a fazer recuar as forças da opressão e canalizar as oportunidades existentes para promover visões compartilhadas de um mundo justo;
  4. Inspirar, dinamizar e renovar a força e o propósito de ativistas e defensoras de direitos de diversas localidades e movimentos.

Fonte: http://forum2016.awid.org

Deixar uma resposta