Nota em solidariedade e apoio à Ativista e Catadora de materiais recicláveis Annemone Santos

Nós, do Odara – Instituto da Mulher Negra, manifestamos nossa mais profunda solidariedade à Anamone dos Santos, mulher negra, catadora de e liderança do Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (MNCR), vítima de um atentado na noite de terça-feira, 1º de julho, no entorno da cooperativa Cata Bahia – presidida por ela, localizada no bairro São João do Cabrito, no Subúrbio ferroviário de Salvador.
Annemone dos Santos é uma referência na luta por dignidade, reconhecimento e justiça social para os catadores e catadoras de materiais recicláveis na Bahia. Sua atuação é de suma importância na organização da categoria, especialmente por meios de projetos, como o Conexão Cidadã, que tem promovido autonomia, inclusão e enfrentamento às estruturas de exploração que ainda persistem.
O ataque que sofreu não é apenas uma violência contra sua integridade física, mas um atentado à organização coletiva, aos direitos conquistados e à construção de uma sociedade mais justa e ambientalmente responsável. Repudiamos veementemente qualquer forma de intimidação, ameaça ou violência contra lideranças populares, especialmente mulheres negras que atuam nas periferias e enfrentam diariamente o descaso e a insegurança.
Mulheres negras catadoras são protagonistas da transformação socioambiental em nosso país, mesmo diante das múltiplas opressões que enfrentam. Honrar sua trajetória é reconhecer que a justiça só se concretiza quando seus corpos e ofícios são protegidos e respeitados. Reafirmamos nosso compromisso com a proteção da vida, com a valorização do trabalho dos catadores e com a luta por justiça.
Que a coragem de Anamone dos Santos inspire ainda mais resistência e solidariedade entre todos que acreditam em um mundo mais justo e sustentável.
Comentários