OUÇA-ME: Carta aberta das Ayomides Odara contra a Violência nas Escolas


QUEREMOS SABER: O que está por trás da onda de violência que amedronta e atinge escolas em todo Brasil?

Desde de o dia 5 de abril entramos em estado de alerta com o caso da Creche em Blumenau, quando um homem com uma machadinha deixou quatro crianças mortas e uma ferida. Na sequência, acompanhamos notícias quase que diárias de ameaças de massacre, tentativas de atentados, invasão de escolas e suspensão de aulas por todo país. O caso mais recente noticiado aconteceu em Santa Tereza de Goiás, no dia 11 de abril, quando um aluno de 13 anos invadiu o Colégio Estadual Dr. Marco Aurélio armado com facas e canivetes, deixou três estudantes feridos.

Uma sensação de desespero e insegurança toma as escolas, afetando diretamente a saúde mental da comunidade escolar, não podemos desassociar os casos de violência aos casos de bullying, racismo, homofobia, gordofobia e xenofobia praticados na escola. O discurso de ódio avança causando pânico nas vivências escolares.

É urgente entender a motivação por trás de cada caso, quem ou o que está por trás de cada perfil nas redes sociais que estimula a violência nas instituições de ensino. Nos perguntamos como, enquanto sociedade, caminhamos para o adoecimento tão prematuro de nossos jovens? Quais foram as mazelas escancaradas e intensificadas durante a pandemia, que deixaram profundas marcas na forma como olhamos e entendemos a vida?

Diante do último governo, tivemos uma naturalização do discurso de ódio e da violência, do armamento e da falta de empatia. Além das influências catastróficas de quatro anos de um governo que violentamente atacou as minorias sociais, os direitos humanos e incitou atentados terroristas em todo país, o que podemos compreender e como podemos passar por cima dessa série de atentados que nos assombra? Porque os ataques tem sido em escolas públicas?

São muitos os questionamentos e indignações. Nesse sentido, Nós, meninas, adolescentes e jovens, e corpo técnico-político do projeto Ayomide Odara, nos colocamos para pensar e discorrer sobre o tema. Trazemos para o centro da reflexão nossos depoimentos enquanto meninas, adolescentes e jovens negras, sobre tudo que tem acontecido em relação à violência nas escolas.

Andressa Andrade, 19 anos

A culpa é do Estado! Acredito que toda essa violência poderia ser evitada. Uma professora ter sido assassinada por defender um aluno que sofreu racismo, só mostra como a nossa sociedade está cada vez mais poluída de seres humanos perversos. A Internet influencia nisso, através de jogos e desafios, onde tirar vidas de crianças virou “diversão”, e obviamente a maioria dessas crianças que são violentadas e assassinadas são crianças negras.  Pedimos segurança, reforço, e o direito de bem viver para crianças negras!

Laila Pereira, 17 anos

Ultimamente a sociedade entrou num caos, onde casos de racismo se tornam repetitivos no dia a dia, exclusão de pessoas negras para um trabalho digno aumentou, vemos muitas pessoas negras sendo assassinadas e presas simplesmente por serem negras. O abuso de autoridade está cada vez pior.

Diante de algumas situações, temos que “gritar” de alguma forma. Como a professora que foi de roupas íntimas ao Carrefour, porque no dia anterior sofreu discriminação e racismo pelo segurança do mercado. Ela simplesmente foi comprar o leite da filha, e foi vítima desse crime. Até quando isso vai durar? Até quando os negros vão ser presos por simplesmente serem “confundidos” com ladrões? Até quando teremos que mostrar os nossos corpos nus para comprovar que não estamos levando nada sem pagar? Os negros não tem condições financeiras de comprar um leite em fórmula? Infelizmente alguns, não, e isso é preocupante. Queremos mudanças, queremos oportunidades, queremos respeito, queremos lugar na sociedade.

Estamos cansadas de nos sentirmos inseguras dentro de um lugar que dizem ser a nossa segunda casa, e sentimos medo de estar lá dentro, por conta do racismo, bullying, violência, assédio. Todos os dias vemos os nossos direitos sendo violados e tentam nos calar dentro das escolas, somos conhecidas apenas como números, aí eu pergunto: cadê os direitos que tanto falam que os alunos têm, e que não estamos vendo? Estamos sobrecarregadas com o novo ensino médio, não aguentamos mais.

Chega dos nossos direitos serem violados!

Manuela Itajaci, 14 anos

Estamos cansadas de sair das nossas casas já pensando: será que eu vou voltar?! Estamos cansadas de sentir insegurança dentro de um lugar onde deveria ser nossa segunda casa (escola), queremos mais segurança e dignidade dentro desse ambiente!

Wesllaine Oliveira, 19 anos

Hoje, muitos alunos faltaram na minha escola por conta dessa onda de violência, muitos professores assustados, alunos com medo e o mais indignante disso tudo é o fato de ninguém ter um posicionamento coerente referente a isso. Nós, jovens, estamos saindo de casa sem saber se vamos voltar, nossos pais estão nos deixando nas escolas sem saber se vão nos buscar e tudo isso pela falta de segurança adequada nas escolas. Estou extremamente triste e assustada com tudo isso que está acontecendo. Quero respostas! Quero saber quando o governo vai se posicionar, quando esse caos vai acabar.

Estamos em um momento em que nossa luta precisa ser ainda mais gritante para que sejamos respeitadas como pessoas negras e como garotas, pois se tornou ainda mais comum que a gente seja atacada física, emocional e psicologicamente e ainda colocadas no lugar de “mimizentas”. Aqueles que tinham medo de revelarem o pior de si foram incentivados a fazer o que bem entendessem e justificarem seus atos, se oportunizando e mascarando seu ódio com o discurso da liberdade de expressão, coisa que sabemos bem que extrapola e muito o verdadeiro significado desse direito. É por isso que temos sentido ainda mais fortemente o medo de sermos subjugadas pela nossa pele, gênero e sexualidade. A retomada do governo atual na conscientização e na punição mais rigorosa contra essas violências e injúrias é algo de extrema importância.

Íris Santos, 18 anos

Infelizmente, não sabemos do dia de amanhã. Não sabemos, quando vamos trabalhar ou estudar, se iremos voltar. 

É triste ver na televisão notícias como essas. Os pais levam seus filhos pra escola, na certeza de que estão seguros, mas infelizmente não estão. Como essas crianças, esses jovens, vão ficar tranquilos em ir pra escola, sabendo que a qualquer momento algo de ruim pode acontecer? Como fica a saúde mental?

Com todas essas notícias que nós recebemos, ficamos com o pé atrás porque não sabemos o que é verídico. Isso acaba prejudicando todos os estudantes, porque sendo mentira ou não, nenhum de nós vai querer pagar pra ver.

Sinceramente, eu espero que isso mude de imediato. Eu não prezo só pela vida dos estudantes, mas dos professores também. Espero que o Estado possa tomar alguma atitude, em relação a isso. 

Que Deus possa estar nos guiando, e protegendo!

Thainara de Souza, 12 anos

Escola, um lugar para formação do desenvolvimento da criança, um lugar de acolhimento, paz e segurança, mas pelos corredores é possível ver o medo, o pavor e o desespero nos olhos, na ação e nas expressões dos alunos. O medo de não voltar para casa com vida, o medo de que o último suspiro seja abafado por terroristas, medo de ter que adiar os planos para o futuro por causa de tiros e ataques covardes. Não quero me ver na situação de correr, me esconder para viver. 

Eu quero segurança, para ter certeza de que o amanhã será só mais um dia de aprendizado na escola e não um dia de pavor. Tiram nossa segurança e amanhã pode ser nossa vida que venha a ser tirada, e eu não quero isso, nós não queremos isso.

Thainá Maria, 13 anos

A escola é onde os jovens aprendem e ensinam, sua segunda casa. Onde os pais e responsáveis confiavam em ir deixar seus filhos, sem medo ou preocupação que seu filho não volte para casa bem ou até mesmo sem vida, mas infelizmente isso vem mudando nas últimas semanas. Estamos com medo de ir pra ESCOLA. Isso ficou uma situação muito complicada pois a qualquer momento alguém do mal pode entrar e tirar vidas de quem você realmente ama, e isso é muito difícil para todos nós, estudantes. Não queremos isso para o nosso futuro, espero que isso não afete nossos futuros!

Madu Costa, 12 anos

Eu acho que a sociedade e o governo deveriam ter mais cuidado conosco, ainda mais quando estamos falando de meninas negras, o racismo tá aí, o machismo tá aí e o principal, a violência. Eu, enquanto estudante negra, acho que o Estado deveria se posicionar e as escolas se colocar na disposição de nos ouvir, até porque sem a gente a escola não é nada, a escola precisa da gente para desenvolver os trabalhos que eles querem e pra isso eles também precisam colaborar.

Endi Kathleen, 14 anos

Com os últimos acontecimentos, se torna perceptível o quanto a violência vem crescendo gravemente na nossa sociedade, fazendo com que o medo afete todos e o cotidiano. Lugares que deveriam nos passar segurança e conforto, se tornaram aqueles que mais nos trazem terror e insegurança. É necessário mais proteção nas escolas: é nela que se encontram sonhos, metas para serem realizadas, preciosidades e vidas! É preciso uma segurança mais reforçada, mais investimentos nas educações e mais amor no mundo!

Assine o Boletim Odara:



Compartilhe:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *