Você conhece o Março de Lutas!?

O Março de Lutas é uma agenda coletiva de celebração da resistência negra no Brasil, e de articulação conjunta para o enfrentamento ao racismo patriarcal. Criado em 2018 por nós, do Odara, este ano o #MarçoDeLutas segue organizado pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB).

Nosso Março é repleto de ações que visibilizam o protagonismo das mulheres negras brasileiras na criação de tecnologias sociais para o enfrentamento ao racismo, ao sexismo e a lesbitransfobia, que impactam negativamente a vida de toda sociedade, sobretudo da população negra, e com maior intensidade para as mulheres negras.

Março é um mês emblemático na luta por direitos:

– No dia 8 celebramos o dia internacional das mulheres.

– No dia 11 de março de 1822 nascia Maria Firmina dos Reis, preta maranhense, primeira romancista da história da literatura brasileira, com o romance Úrsula (1859).

– No dia 14 deste mês somam-se 3 anos da brutal execução da militante negra parlamentar #MarielleFranco e do motorista Anderson Pedro. Crimes ainda sem a devida justiça.

– Também 14 de março, no ano de 1914, vinham ao mundo duas estrelas além do tempo da luta por direitos no Brasil: Abdias do Nascimento e Carolina Maria de Jesus

– No dia 16 de março deste ano fazem 8 anos que #CláudiaFerreira foi assassinada e arrastada no asfalto por PMs do Rio de Janeiro – posteriormente absolvidos pelo crime.

– No dia 21, desde 1966, celebramos o dia internacional de luta pela eliminação da discriminação racial, em memória ao “Massacre de Shaperville”, durante o regime do Apartheid, em Joanesburgo, na África do Sul.

– 27 de março celebramos também a memória da ativista negra #LuizaBairros – que faria aniversário.

– Também em 31 de março de 1964 começava o regime e a resistência contra a Ditadura Militar no Brasil.

Acompanhe as ações do Março de Lutas. Mais informações AQUI

Assine o Boletim Odara:



Compartilhe:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *