CHAMADA PÚBLICA: Resultado da 5ª Turma da Escola de Ativismo e Formação Política Para Mulheres Negras – Beatriz Nascimento

Após quatro dias de entrevistas presenciais e virtuais, com as candidatas selecionadas para a primeira fase do processo seletivo para compor a 5ª turma da Escola de Ativismo e Formação Política para Mulheres – Negras Beatriz Nascimento, a equipe técnica e pedagógica da Escola definiu nesta segunda-feira (17), a lista completa com 40 mulheres que irão preencher a nova turma.
Para esta turma, foram priorizadas as candidatas que são lideranças comunitárias ou fazem parte de organizações e/ou associações vinculadas a movimentos sociais, movimento negro, movimento de mulheres negras, movimentos LBT’s e etc.
As aprovadas receberão um e-mail de confirmação acerca da sua participação; e caso haja alguma desistência, serão selecionadas mulheres para compor uma segunda chamada.
As aulas terão início em maio, e a formação ocorrerá até julho de 2023, em formato presencial, na comunidade do Alto das Pombas – no bairro da Federação, em Salvador (BA).
Além disso, as cursistas deverão desenvolver uma intervenção prática em sua comunidade, a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, para integrar a Agenda da 11ª Edição do Julho das Pretas.
A Escola Beatriz Nascimento é um projeto do Odara – Instituto da Mulher Negra, com característica de projeto de extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através da parceria com o Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL / UFRB).
E a novidade para esta turma, é a parceria com o GRUMAP – Grupo de Mulheres Negras Alto das Pombas, organização do Movimento de Mulheres Negras de Salvador (BA), que há 41 anos segue combatendo as desigualdades raciais e criando consciência política para favorecer o exercício da cidadania nas comunidades.
A SELEÇÃO EM NÚMEROS
Foram 74 mulheres negras inscritas, a partir de 18 anos, de mais de 50 bairros de Salvador e Região Metropolitana.
Quanto à orientação sexual, 54,1% são héteros, 27% bissexuais, 10,8% lésbicas, 6,8% pansexuais e 1,4% possuem outra orientação.
Em relação à formação acadêmica, 41,9% já concluíram o ensino superior, 25,7% ainda estão cursando, 13,5% são mestras, 2,7% são doutoras, 9,5% possuem o ensino médio completo, 4,1% não concluíram o ensino médio, 1,4% fundamental completo e 1,4% possuem outro tipo de formação.
Quanto à prática ou formação religiosa, 53,4% praticam ou se identificam com religiões de matrizes africanas, 28,8% não praticam ou não se identificam com nenhuma religião, 11% são católicas, 1,4% espíritas e 5,5% praticam alguma outra religião.
Confira abaixo a lista completa de selecionadas!
| Nº | Nome (por ordem alfabética) |
| 1 | Adeline Santos |
| 2 | Alessandra das Neves |
| 3 | Ana Doroteia Dias |
| 4 | Bárbara Cerqueira |
| 5 | Beatriz Clementino |
| 6 | Carla Cibely |
| 7 | Carolina Costa |
| 8 | Célia Silva |
| 9 | Cristiane Santos |
| 10 | Dandara Baldez |
| 11 | Deise Manueli |
| 12 | Denise Santos |
| 13 | Estrela de Souza |
| 14 | Everly Teixeira |
| 15 | Gabriela Lima |
| 16 | Inajá Oliveira |
| 17 | Iris Moreira |
| 18 | Ísis Abena |
| 19 | Izabele Caroline |
| 20 | Jessica Mercês |
| 21 | Juliana Vitorino |
| 22 | Kizi Nauane |
| 23 | Laiane Martins |
| 24 | Lindinalva dos Santos |
| 25 | Liz Novais |
| 26 | Lorena Xavier |
| 27 | Luciane da Silva |
| 28 | Maíra Gouvea |
| 29 | Mara Santos |
| 30 | Márcia Simões |
| 31 | Marília Coelho |
| 32 | Mônica Tavares |
| 33 | Raíssa Rocha |
| 34 | Sara Cristina |
| 35 | Sheila Santos |
| 36 | Silvania Cerqueira |
| 37 | Sonia Paim |
| 38 | Taíse Souza |
| 39 | Tauana Bomfim |
| 40 | Vânia Borges |

Comentários