Assine o Boletim Odara:



CHAMADA PÚBLICA: Resultado da 5ª Turma da Escola de Ativismo e Formação Política Para Mulheres Negras – Beatriz Nascimento

Após quatro dias de entrevistas presenciais e virtuais, com as candidatas selecionadas para a primeira fase do processo seletivo para compor a 5ª turma da Escola de Ativismo e Formação Política para Mulheres – Negras Beatriz Nascimento, a equipe técnica e pedagógica da Escola definiu nesta segunda-feira (17), a lista completa com 40 mulheres que irão preencher a nova turma.

Para esta turma, foram priorizadas as candidatas que são lideranças comunitárias ou fazem parte de organizações e/ou associações vinculadas a movimentos sociais, movimento negro, movimento de mulheres negras, movimentos LBT’s e etc.

As aprovadas receberão um e-mail de confirmação acerca da sua participação; e caso haja alguma desistência, serão selecionadas mulheres para compor uma segunda chamada.

As aulas terão início em maio, e a formação ocorrerá até julho de 2023, em formato presencial, na comunidade do Alto das Pombas – no bairro da Federação, em Salvador (BA).

Além disso, as cursistas deverão desenvolver uma intervenção prática em sua comunidade, a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, para integrar a Agenda da 11ª Edição do Julho das Pretas.

A Escola Beatriz Nascimento é um projeto do Odara – Instituto da Mulher Negra, com característica de projeto de extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através da parceria com o Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL / UFRB).

E a novidade para esta turma, é a parceria com o GRUMAP – Grupo de Mulheres Negras Alto das Pombas, organização do Movimento de Mulheres Negras de Salvador (BA), que há 41 anos segue combatendo as desigualdades raciais e criando consciência política para favorecer o exercício da cidadania nas comunidades.

A SELEÇÃO EM NÚMEROS

Foram 74 mulheres negras inscritas,  a partir de 18 anos, de mais de 50 bairros de Salvador e Região Metropolitana.

Quanto à orientação sexual, 54,1% são héteros, 27% bissexuais, 10,8% lésbicas, 6,8% pansexuais e 1,4% possuem outra orientação.

Em relação à formação acadêmica, 41,9%  já concluíram o ensino superior, 25,7%  ainda estão cursando, 13,5%  são mestras, 2,7% são doutoras, 9,5% possuem o ensino médio completo, 4,1% não concluíram o ensino médio, 1,4% fundamental completo e 1,4% possuem outro tipo de formação.

Quanto à prática ou formação religiosa, 53,4% praticam ou se identificam com religiões de matrizes africanas, 28,8% não praticam ou não se identificam com nenhuma religião,  11% são católicas, 1,4% espíritas e 5,5% praticam alguma outra religião.

Confira abaixo a lista completa de selecionadas!

Nome (por ordem alfabética)
1Adeline Santos
2Alessandra das Neves
3Ana Doroteia Dias
4Bárbara Cerqueira
5Beatriz Clementino
6Carla Cibely
7Carolina Costa
8Célia Silva
9Cristiane Santos
10Dandara Baldez
11Deise Manueli
12Denise Santos
13Estrela de Souza
14Everly Teixeira
15Gabriela Lima
16Inajá Oliveira
17Iris Moreira
18Ísis Abena
19Izabele Caroline
20Jessica Mercês
21Juliana Vitorino
22Kizi Nauane
23Laiane Martins
24Lindinalva dos Santos
25Liz Novais
26Lorena Xavier
27Luciane da Silva
28Maíra Gouvea
29Mara Santos
30Márcia Simões
31Marília Coelho
32Mônica Tavares
33Raíssa Rocha
34Sara Cristina
35Sheila Santos
36Silvania Cerqueira
37Sonia Paim
38Taíse Souza
39Tauana Bomfim
40Vânia Borges

Assine o Boletim Odara:



Compartilhe:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *