CHAMADA PÚBLICA: Escola Beatriz Nascimento Edição “Rumo à Marcha das Mulheres Negras”

Em 2015, meninas, jovens, adolescentes e mulheres negras brasileiras, estiveram em marcha para exigir o fim do racismo e de todas as formas de violências que afetam a população negra na Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo a Violência e pelo Bem Viver.

Entre as pautas inegociáveis exigidas, estavam a luta “pelo direito à humanidade, pelo direito a ter direitos e pelo reconhecimento e valorização das diferenças”.

O ano de 2024 marca o início das mobilizações para construção coletiva da 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, que ocorrerá em 2025, e pretende levar 1 milhão de mulheres negras brasileiras para participarem deste momento histórico.

E é por isso que não podemos ficar fora dessa articulação, e convidamos vocês para participarem conosco da 7ª turma da Escola de Ativismo e Formação Política para Mulheres Negras – Beatriz Nascimento, para juntas fortalecermos o debate e articulações em torno da 2ª Edição da Marcha Nacional das Mulheres Negras.

O Odara – Instituto da Mulher Negra, por meio da Escola Beatriz Nascimento, abre inscrição para a 7ª turma de formação “Edição Especial: Rumo à Marcha das Mulheres Negras”. Nesta edição, as vagas são exclusivas para ativistas negras, integrantes de organizações de mulheres negras, movimentos negros, LGBTQIAP+, preferencialmente que participaram da primeira edição da Marcha, e que sejam das regiões Nordeste e Amazônia. As inscrições podem ser realizadas clicando aqui.

Nesta 7ª turma, a formação permanecerá virtual, com carga horária de 40 horas (teóricas – práticas). Sendo que, um dos compromissos das cursistas durante a formação, será a sua incidência durante a agenda da 12ª Edição do Julho das Pretas e a entrega de um produto final sobre seu aprendizado durante o curso, que poderá ser na forma de ensaio, carta, poema, paper, podcasts ou vídeo de até 3 minutos, que serão publicados posteriormente na Coluna Beatriz Nascimento.

SOBRE A ESCOLA

A Escola de Ativismo e Formação Política para Mulheres Negras – Beatriz Nascimento tem como finalidade contribuir para o fortalecimento político e organizacional de grupos e coletivos do Movimento de Mulheres Negras, promovendo espaços de formação, trocas de experiências e articulações, a fim de qualificar a incidência política das mulheres negras no Brasil; e conta com a parceria institucional da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), constituindo-se como um projeto de extensão do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL).

SOBRE AS INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser realizadas até às 23h59 do dia 29 de março de 2024, clicando aqui. Nesta edição, serão selecionadas 60 mulheres negras das regiões Amazônia (Norte) e Nordeste do país.

O resultado final será divulgado no dia 09 de abril, no site do Instituto Odara. Dúvidas podem ser encaminhadas através do email escola.bn@institutoodara.org.br .

Assine o Boletim Odara:



Compartilhe:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *