CHAMADA PÚBLICA: O Instituto Odara seleciona profissionais da área de educação e incidência política para o seu Programa de Educação

O Odara Instituto da Mulher Negra está realizando processo seletivo para a contratação de 03 prestadoras de serviços e formação de cadastro reserva para o Programa de Educação e Formação Política, que contempla os Projetos Ayomide Odara, a Escola de Ativismo e Formação Política Beatriz Nascimento, além de ações de Incidência Política na Educação do Nordeste. As vagas são para atividades pedagógicas relacionadas ao ensino, aprendizagem, articulação, mobilização e incidência política no âmbito educacional.
Incentivamos especialmente inscrições de mulheres negras, pretas e pardas, cis ou trans, moradoras de Salvador ou região metropolitana; com disponibilidade para carga horária flexível de trabalho de até 40h semanais, em regime semi-presencial; com disponibilidade para viagens.
A preferência é por profissionais que se compreendam como ativistas do movimento de mulheres negras e/ou tenham experiências de trabalho com projetos e organizações sociais negras, com conhecimento em Educação para as Relações Étnico-Raciais (Leis 10.639/03 e 11.645/08). As etapas de seleção incluem análise de carta de intenção, currículo, desafio técnico e entrevista.
SOBRE O INSTITUTO ODARA
O Odara – Instituto da Mulher Negra é uma organização negra e feminista, centrada no legado africano, voltada para o fortalecimento das mulheres negras, e por consequente, da população negra e da sociedade brasileira como todo. A organização atua através de programas e projetos a nível local, em Salvador, estadual, na Bahia, regionalmente, na Região Nordeste, nacional e internacionalmente.
Na organização, o Programa de Educação e Formação Política atua na construção de espaços de reflexão e aprendizados para meninas e mulheres negras, cis e trans, produzindo estudos, pesquisas e intercâmbios que visam o fortalecimento da incidência do movimento de mulheres negras, sobretudo na Região Nordeste. Através do programa, fazemos enfrentamento ao epistemicídio, incentivando a produção de narrativas, memórias, metodologias e escrevivências negras feministas decoloniais.
Nos apoiamos no paradigma do Bem Viver para a construção de estratégias de luta política, de ser e estar no mundo, a partir da coletividade das mulheres negras, que urgem um novo modelo civilizatório, que preserve as vidas negras, a natureza e os direitos humanos.
Entre nossas ações e agendas de luta, destacamos: o Julho das Pretas; o Março de Lutas; a luta constante contra a violência doméstica e o feminicídio, com seu ápice de incidência nos 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero; o combate às diversas formas de Genocídio da População Negra, com destaque às Violências do Estado que abate as comunidades negras, em especial às juventudes negras; defendemos a promoção da participação política das mulheres negras, na ocupação de cargos políticos institucionais.
COM QUEM QUEREMOS TRABALHAR?
Mulheres negras que atuam na educação de modo especial em processos de formação e incidência política em seus diversos espaços, sensíveis e comprometidas com o enfrentamento às desigualdades raciais e de gênero, que se identifiquem com o trabalho em projetos e organizações sociais com e para meninas e mulheres negras, com disponibilidade de estar em permanente processo formativo junto às equipes da organização.
DESCRIÇÃO DAS VAGAS
01 – Profissional da Educação (Pedagoga)
- experiência em educação à distância e arte-educação;
- conhecimento em Educação para as Relações Étnico-Raciais;
- conhecimento em Educação Quilombola;
- domínio do pacote office (word, excel, powerpoint…) e plataformas de reunião (Meet, Teams, Zoom …);
- práticas de ensino, aprendizagem e/ou mediação de atividades virtuais (Google Sala de Aula, Teams, Moodle, AVA);
- experiência em Organizações que atuam com crianças e adolescentes negras;
- participação em processos de mobilização e articulação em incidências políticas em torno da Educação;
Atribuições
- Acompanhamento pedagógico no projeto Ayomide Odara;
- Apoiar a coordenação do projeto Ayomide Odara;
- Organizar e desenvolver atividades didático-pedagógicas de forma on-line e presencial;
- Mediar e/ou ministrar as atividades on-line e presencias no projeto Ayomide Odara;
- Orientar e apoiar as crianças e adolescentes atendidas de forma on-line e presencial;
- Disponibilizar um espaço de escuta, apoio e acolhimento às crianças, adolescentes e famílias atendidas;
- Atuar no acolhimento e na reintegração de meninas com baixa frequência, promovendo estratégias para sua permanência no projeto;
- Atividades administrativas relacionadas ao processo de acompanhamento pedagógico do projeto Ayomide Odara;
- Acompanhar e oferecer suporte em conjunto com a coordenação no trabalho com as educadoras promovendo estratégias pedagógicas;
- Construir, participar e ministrar reuniões on-line e presencial para famílias, educadoras, escolas e comunidade;
- Executar e/ou participar de atividades de mobilização e articulação nos processos de incidência política no Instituto Odara e em outros espaços;
Participar das incidências políticas em torno da Educação junto ao GT de Educação da Rede de Mulheres Negras do Nordeste e ao Fórum de Incidência Política Levantes Negros pela Educação além de outras agendas da organização junto ao movimento de mulheres negras;
- Participar das formações e reuniões agendadas pela Coordenação Geral, Institucional e Pedagógica;
- Construção de relatórios;
- Atividades presenciais semanais na Sede do Odara (a ser combinado com o Programa de Educação);
- Ser ética e respeitosa na realização das atividades do projeto e cumprir com zelo a carga horária semanal de trabalho, consolidando o compromisso político e profissional com a Organização;
02 – Profissional da Educação (Pedagogia ou outras Licenciaturas)
- experiência na atuação em Projetos na área da Educação;
- experiência com processos de articulação e mobilização;
- conhecimento em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola;
- práticas de ensino, aprendizagem e/ou mediação de atividades virtuais (Google Sala de Aula, Teams, Moodle, AVA);
- experiência em Organizações que atuam com jovens e mulheres negras.
Atribuições
- Acompanhamento pedagógico na Escola de Ativismo e Formação Política Beatriz Nascimento;
- Apoiar a coordenação da Escola de Ativismo e Formação Política Beatriz Nascimento;
- Organizar e desenvolver atividades didático-pedagógicas de forma on-line e presencial, inclusive em outros municípios e aos finais de semana;
- Mediar e/ou ministrar as atividades on-line e presenciais na Escola de Ativismo e Formação Política Beatriz Nascimento inclusive em outros municípios e aos finais de semana;
- Acompanhar, acolher e apoiar adolescentes, jovens e mulheres negras de forma on-line e presencial;
- Acompanhar, acolher e apoiar às famílias, comunidades e organizações articuladas com a Escola de Ativismo e Formação Política Beatriz Nascimento;
- Atuar no acolhimento e na reintegração adolescentes, jovens e mulheres negras com baixa frequência nas atividades, promovendo estratégias para sua permanência no projeto;
- Atividades administrativas relacionadas ao processo de acompanhamento pedagógico da Escola de Ativismo e Formação Política Beatriz Nascimento;
- Acompanhar e oferecer suporte em conjunto com a coordenação no trabalho com as educadoras promovendo estratégias pedagógicas;
- Construir, participar e ministrar reuniões on-line e presencial para famílias, educadoras, escolas, comunidades e organizações;
- Executar e/ou participar de atividades de mobilização e articulação nos processos de incidência política no Instituto Odara e em outros espaços;
- Mobilizar e articular as incidências políticas em torno da Educação junto ao GT de Educação da Rede de Mulheres Negras do Nordeste e ao Fórum de Incidência Política Levantes Negros pela Educação além de outras agendas da organização junto ao movimento de mulheres negras;
- Participar das formações e reuniões agendadas pela Coordenação Geral e do Projeto;
- Construção de relatórios semestrais;
- Atividades presenciais semanais na Sede do Odara (a ser combinado com o Programa de Educação);
- Ser ética e respeitosa na realização das atividades do projeto e cumprir com zelo a carga horária semanal de trabalho, consolidando o compromisso político e profissional com a Organização;
03 – Profissional para atuação em Incidência Política – formação em qualquer área de conhecimento.
- experiência e/ou pesquisa em incidência em Políticas Educacionais, principalmente relacionadas às populações negras e o acesso ao ensino público no Brasil;
- experiência em monitoramento e avaliação de Políticas Públicas da Educação;
- conhecimento em Educação para as Relações Étnico-Raciais (Leis 10.639/03 e 11.645/08) e Educação Escolar Quilombola (Diretrizes Educacionais e PNEERQ);
- será um diferencial a formação na área de Pedagogia ou outras Licenciaturas;
Atribuições
- Monitorar, articular e acompanhar as incidências políticas da Educação a nível nacional, principalmente em torno da aprovação do novo Plano Nacional de Educação (PNE 2024-2034);
- Monitorar e atualizar as informações quanto ao andamento da pautas específicas e de interesse do Programa de Educação nas Câmaras Municipais, Assembléias Legislativas, Congresso e Senado Federal;
- Monitorar e atualizar o Programa de Educação quanto a dados estatísticos associados às populações negras e o acesso à Educação, em diferentes níveis;
- Organizar e participar de atividades formativas, seminários, congressos e audiências públicas que dialoguem com as incidências políticas em torno da Educação para as populações negras;
- Mobilizar e articular as incidências políticas em torno da Educação junto ao GT de Educação da Rede de Mulheres Negras do Nordeste e ao Fórum de Incidência Política Levantes Negros pela Educação além de outras agendas da organização junto ao movimento de mulheres negras;
- Construir, participar e ministrar reuniões on-line e presencial para famílias, educadoras, escolas, comunidades e organizações parceiras da Organização;
- Produzir relatórios frequentes para o Programa de Educação para comunicar o andamento das atividades pré-estabelecidas;
- Participar de reuniões com a equipe e as Coordenações do Programa de Educação;
- Participar das formações e reuniões agendadas pela Coordenação Geral;
- Atividades presenciais semanais na Sede do Odara (a ser combinado com o Programa de Educação);
- Ser ética e respeitosa na realização das atividades do projeto e cumprir com zelo a carga horária semanal de trabalho, consolidando o compromisso político e profissional com a Organização;
ETAPAS DA SELEÇÃO
1ª – Análise de carta de intenção e currículo;
2ª – Desafio técnico;
3ª – Entrevista.
ATENÇÃO: Na sua carta de intenção seja detalhista, mas objetiva e direta. Escreva porque você deseja pleitear a vaga; como o seu perfil e habilidade profissional se alinha ao trabalho desenvolvido pelo Instituto Odara. Aproveite a carta de intenção para já demonstrar suas habilidades de escrita e seu olhar crítico social. Releia e revise a carta antes de enviar.
REMUNERAÇÃO E TEMPO DE CONTRATO:
Vaga 01 – A remuneração será de R$ 21.000,00 (vinte e um mil reais) em seis parcelas de R$ 3.500,00, (três mil e quinhentos reais) condicionada ao envio de nota fiscal (avulsa ou Simples Nacional) pela prestadora de serviço referente à parcela recebida. O tempo de contrato é de 06 meses, com possibilidade de renovação, mediante análise, caso haja interesse mútuo entre as partes.
Vaga 02 – A remuneração será de R$18.000,00 (dezoito mil reais) em seis parcelas de R$3.000,00, (três mil reais) condicionada ao envio de nota fiscal (avulsa ou Simples Nacional) pela prestadora de serviço referente à parcela recebida. O tempo de contrato é de 06 meses, com possibilidade de renovação, mediante análise, caso haja interesse mútuo entre as partes.
Vaga 03 – A remuneração será de R$ 27.000,00 (vinte e um mil reais) em seis parcelas de R$ 4.500,00, (quatro mil e quinhentos) condicionada ao envio de nota fiscal (avulsa ou Simples Nacional) pela prestadora de serviço referente à parcela recebida. O tempo de contrato é de 06 meses, com possibilidade de renovação, mediante análise, caso haja interesse mútuo entre as partes.
CRONOGRAMA (Sujeito a alterações)
03.04 – Divulgação da Chamada Pública
10.04 – Último dia de inscrição
18.04 – Divulgação do resultado da análise de currículos e cartas de intenção / convocação para desafio técnico e entrevista
22 a 24.04 – Desafio técnico e entrevista
30.04 – Resultado final e convocação para assinatura de contrato
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScq3fXOArkmsnIThdCVlm8lRqUspSmxhKskQJ79_bkV4tL-gw/viewform
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