Edital Maria Elza dos Santos: Conheça as organizações membras da Rede de Mulheres Negras do Nordeste que serão apoiadas
O Odara – Instituto da Mulher Negra, em parceria com a Rede de Mulheres Negras do Nordeste, lançou o Edital Maria Elza dos Santos – Movimento de Mulheres Negras do Nordeste pelo Direito à Educação, no mês de março. A iniciativa surge com o propósito crucial de fortalecer e ampliar as ações das organizações que integram a Rede de Mulheres Negras do Nordeste, em prol da implementação das Leis 10.639 e 11.645, além de incidirem em defesa da aprovação de um Plano Nacional de Educação (2024-2034) que contemple as demandas da população negra da região.
O edital se configura como uma resposta direta ao desafio persistente de combater o racismo, o sexismo e outras formas de violações de direitos humanos no cenário educacional brasileiro; e selecionou nove projetos de organizações pertencentes à referida Rede para serem apoiados com o valor de R$50.000,00, distribuídos em duas parcelas. Os projetos foram divididos em três eixos temáticos, abrangendo desde a inserção das questões étnico-raciais no PNE até a formação política voltada para o enfrentamento do racismo patriarcal e das violações dos direitos humanos.
As organizações selecionadas (listadas abaixo) serão contatadas por e-mail e convidadas para uma reunião virtual de alinhamento coletivo de suas propostas de trabalho e incidência política.
Confira as organizações selecionadas:
- Abayomi Coletiva de Mulheres Negras da Paraíba – PB
- Auto Organização de Mulheres Negras de Sergipe Rejane Maria – SE
- AYABÁS – Instituto da Mulher Negra do Piauí – PI
- Blogueiras Negras – PE
- Grupo de Mulheres Negras Mãe Andresa – MA
- Instituto Feminista Jarede Viana – AL
- Kilombo – Organização Negra do Rio Grande do Norte – RN
- Organização de Mulheres Negras de Caiana – PB
- Rede de Mulheres Negras do Ceará – CE
Comentários