Edital Maria Elza dos Santos: Conheça as organizações membras da Rede de Mulheres Negras do Nordeste que serão apoiadas

O Odara – Instituto da Mulher Negra, em parceria com a Rede de Mulheres Negras do Nordeste, lançou o Edital Maria Elza dos Santos – Movimento de Mulheres Negras do Nordeste pelo Direito à Educação, no mês de março. A iniciativa surge com o propósito crucial de fortalecer e ampliar as ações das organizações que integram a Rede de Mulheres Negras do Nordeste, em prol da implementação das Leis 10.639 e 11.645, além de incidirem em defesa da aprovação de um Plano Nacional de Educação (2024-2034) que contemple as demandas da população negra da região.

O edital se configura como uma resposta direta ao desafio persistente de combater o racismo, o sexismo e outras formas de violações de direitos humanos no cenário educacional brasileiro; e selecionou nove projetos de organizações pertencentes à referida Rede para serem apoiados com o valor de R$50.000,00, distribuídos em duas parcelas. Os projetos foram divididos em três eixos temáticos, abrangendo desde a inserção das questões étnico-raciais no PNE até a formação política voltada para o enfrentamento do racismo patriarcal e das violações dos direitos humanos.

As organizações selecionadas (listadas abaixo) serão contatadas por e-mail e convidadas para uma reunião virtual de alinhamento coletivo de suas propostas de trabalho e incidência política.

Confira as organizações selecionadas:

  1. Abayomi Coletiva de Mulheres Negras da Paraíba – PB
  2. Auto Organização de Mulheres Negras de Sergipe Rejane Maria – SE
  3. AYABÁS – Instituto da Mulher Negra do Piauí – PI
  4. Blogueiras Negras – PE
  5. Grupo de Mulheres Negras Mãe Andresa – MA
  6. Instituto Feminista Jarede Viana – AL
  7. Kilombo – Organização Negra do Rio Grande do Norte – RN
  8. Organização de Mulheres Negras de Caiana – PB
  9. Rede de Mulheres Negras do Ceará – CE 

Assine o Boletim Odara:



Compartilhe:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *