Coluna Beatriz Nascimento #6 – 3ª Temporada: Carla Cibely Cerqueira

Fiz travessias e fui atravessada de várias formas pela Escola de Ativismo e Formação Política para Mulheres Negras Beatriz Nascimento, de forma individual: quando vi várias irmãs pretas comprometidas consigo mesmas e com a trajetória do seu bairro em conjunto com o movimento negro.
Vi mulheres negras tão diferentes e tão parecidas, com toda certeza a afetividade de cada corpo território ali presente me fez ser território dentro de mim.
E retornando a mim, vejo o meu bairro… Partindo para um coletivo que me via distante a muito tempo, ao decorrer dos módulos fui tomando consciência do quanto é importante fazer esse movimento aqui na Boca do Rio e arredores, saímos do grupo organizadas com o Quilombo do Cabula, um coletivo de mulheres negras focado em construir uma história de afetividade para mulheres pretas.
A escola me proporcionou alegrias infinitas e vínculos muito importantes, agradeço a ancestralidade por esse momento potente e lindo que dará muitos frutos.
* Carla Cibely é conhecida artisticamente como ‘Cor Nagô’. Tem 24 anos e é natural da cidade de Salvador. Além de exercer a arte visual, com foco na produção de telas em aquarela e tinta acrílica, é graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Paralelamente, realiza pesquisa acadêmica, concentrando-se na análise das letras das rappers mulheres negras na música brasileira.