Violência contra jovens negros motiva parceria Senado e Secretaria da Igualdade Racial

No Brasil, a maioria dos homicídios atinge os jovens. Números de 2010, por exemplo, revelam que 50% dos assassinatos registrados tinham com vítimas jovens entre 15 e 29 anos – 75% dos quais eram negros. No entanto, a população ainda não tem a percepção da gravidade desses índices, que expressam formas de preconceito e discriminação. […]

No Brasil, a maioria dos homicídios atinge os jovens. Números de 2010, por exemplo, revelam que 50% dos assassinatos registrados tinham com vítimas jovens entre 15 e 29 anos – 75% dos quais eram negros. No entanto, a população ainda não tem a percepção da gravidade desses índices, que expressam formas de preconceito e discriminação. É o que revela a pesquisa “Violência contra a juventude negra no Brasil”, realizada pelo DataSenado, que será divulgada nesta quarta, 7, pelo Presidente José Sarney, às 11h30, na sala de audiências da Presidência do Senado.

A pesquisa inédita e a primeira ação da parceria entre o Senado e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), motivada justamente pela violência revelada nos números oficiais e parte da campanha “Igualdade Racial é Pra Valer”. Lançada em março de 2011 pela ministra da SEPPIR, Luiza Bairros, a campanha quer reforçar – ou despertar – a consciência social para o problema da discriminação e incentivar iniciativas do Estado, do setor privado e da sociedade civil que contribuam para o respeito às diferenças.

O DataSenado entrevistou 1.234 pessoas de 123 municípios do país, incluindo todas as capitais, de 1º e 11 de outubro último, para investigar a opinião popular sobre as causas da violência – quem são as pessoas mais vulneráveis e qual é a experiência pessoal dos entrevistados em relação ao racismo. “Os resultados desse levantamento permitirão identificar discrepâncias entre as opiniões captadas e as estatísticas oficiais”, avalia a ministra Luiza Bairros.

Fonte: Senado

Assine o Boletim Odara:



Compartilhe:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *