Chamada para participação no Projeto Pretas no Poder – Direcionada à ativistas negras pré-candidatas no Nordeste
- Sobre a Chamada do Projeto Pretas no Poder
Esta Chamada é uma ação do Odara – Instituto da Mulher Negra, com o objetivo de selecionarmos mulheres negras ativistas – sobretudo do movimento de mulheres negras e quilombolas, pré-candidatas às eleições municipais de 2024, no Nordeste, para participarem do Projeto Pretas no Poder: Participação Política, Representatividade e Segurança de Ativistas Negras.
- Sobre o Projeto Pretas no Poder: Participação Política, Representatividade e Segurança de Ativistas Negras
O Projeto Pretas no Poder é desenvolvido desde 2021 pelo Odara, com o objetivo de ampliar a representatividade nas posições de tomada de decisão e realizar incidência no enfrentamento à violência política de raça e gênero em suas diversas expressões, como a subrepresentatividade, através do fortalecimento da participação política de mulheres negras candidatas, parlamentares e defensoras de Direitos Humanos nas regiões Nordeste e Amazônia do Brasil.
- Principais Ações Realizadas pelo Projeto Pretas no Poder
- Mapeamento da Violência Política contra Mulheres Negras do Nordeste, lançado em 2022.
- Campanha Pretas no Poder – uma série de publicações nas redes sociais, com a perspectiva de educomunicação acerca da democracia, representatividade e participação política de mulheres negras.
- Série de Entrevistas Pretas no Poder: Desafios, Conquistas e Violência Política em Debate, contando algumas experiências de candidatura às mulheres negras.
- Encontro de Mulheres Negras Nordeste-Amazônia: Qual o nosso Projeto de Nação?, que reuniu mais de 100 mulheres negras e indígenas das regiões Nordeste e Amazônia, em Salvador-BA.
- Realização de Plenária para discutir paridade de raça e gênero nos partidos da esquerda baiana, tendo em vista a participação de dirigentes partidários/as, candidatas negras e lideranças de movimentos de mulheres negras da Bahia.
- Realização de encontros, reuniões e espaços de debate entre candidatas negras, mulheres negras e lideranças do movimento de mulheres negras.
- Construção do Relatório “E eu não sou uma mulher”: Eleição de mulheres, fraudes raciais e racismo contra candidatas negras no Nordeste em 2022, publicado em 2023.
- Escola Beatriz Nascimento – Turma Pretas no Poder: Ciclo semestral de formação direcionada às mulheres negras ativistas pré-candidatas nas Eleições 2024, e mulheres negras integrantes de suas equipes.
- Co-realização de eventos de incidência na agenda de fortalecimento da candidatura de mulheres negras e enfrentamento à violência política de raça e gênero, como o “Encontro Nacional de Iniciativas de Fortalecimento de Mulheres Negras e LBTQIA+ na Política”, realizado entre os dias 25 e 26 de outubro de 2023, no Rio de Janeiro-RJ; Encontro por +Representatividade, com a articulação de aproximadamente 40 iniciativas entre 22 e 24 de janeiro de 2024, em Salvador-BA; e o Seminário Mulheres Negras na Política: Desafios para a efetivação de Ações Afirmativas, no dia 25 de março, em Recife-PE.
- Quem pode participar do Projeto Pretas no Poder?
- Mulheres negras pré-candidatas ao pleito de 2024 na região Nordeste do Brasil;
- Ter vivência na luta coletiva contra o racismo, patriarcado, sexismo, capitalismo e outras formas de opressão correlatas, em especial no enfrentamento às violências e defesa de direitos relacionados diretamente à vida de mulheres negras na Região Nordeste. Haverá prioridade de participação para as candidatas que são reconhecidas ativistas dos movimentos de mulheres negras, bem como lideranças quilombolas;
- Reconhecimento dos direitos LGBTQIA+ e posicionamento crítico às violências contra mulheres negras trans, lésbicas e bissexuais;
- Filiação a Partido de Esquerda. Com posicionamento crítico às desigualdades raciais, de gênero e sexualidade dentro dos partidos; disposta a realizar denúncias acerca das violências políticas de raça e gênero intra-partidárias; e atuar em defesa da incidência política de mulheres negras frente aos correligionários partidários;
- Estar de acordo com a Carta aberta à Sociedade: Questões Inegociáveis para Mulheres Negras e Indígenas na Disputa por Poder (2022), disponível clicando aqui.
- Contrapartida
Para fazer parte do Projeto Pretas no Poder, em contrapartida, as pré-candidatas deverão mobilizar um ou mais encontro(s) de mulheres negras em sua comunidade ou território, tendo em vista a promoção do debate sobre algum dos pontos elencados na Carta aberta à Sociedade: Questões Inegociáveis para Mulheres Negras e Indígenas na Disputa por Poder (2022), disponível clicando aqui.
- Instruções para participação na seleção
- Preencher o formulário de inscrição. Disponível clicando aqui.
- Anexar no formulário uma carta de autoapresentação e apresentação de candidatura, com no máximo duas laudas ou um vídeo de autoapresentação e apresentação de candidatura e da sua história de luta, com no máximo três minutos.
- Cronograma
Publicação do Edital: 08 de maio de 2024
Inscrições: 08 de maio até 17 de maio de 2024
Divulgação das selecionadas: 20 de maio de 2024
Comentários